Antropologia Política - 2. semestre

Objectivos

a) Familiarizar os alunos com a(s) forma(s) antropológicas de encarar o político, o poder, a dominação e a resistência. b) Analisar multiplos sistemas políticos de modo a demonstrar tanto a variabilidade dos sistemas e organizações políticas, como os princípios subjacentes a essa diversidade. No prosseguimento deste objectivo, o trabalho do semestre consiste na análise e comparação pormenorizadas de algumas sociedades seleccionadas em diferentes regiões culturais e ecológicas do mundo, com tipos marcadamente diversos de organização e de estrutura políticas. c) Desenvolver as capacidades intelectuais, teóricas e práticas dos alunos para entender e explicar esses mesmos problemas, tendo em vista, a médio e longo prazo, a aplicação do conhecimento.

Caracterização geral

Código

711001013

Créditos

6

Professor responsável

Margarida Fernandes

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Balandier, G., 1987. Antropología política. Lisboa: Presença. Clastres, P., 1979. A Sociedade contra o Estado. Porto: Afrontamento. Comaroff, J & J. Comaroff, 1986. “Christianity and Colonialism in South Africa”, American Ethnologist 13 (1): 1-22. Evans-Pritchard, E. E., 1981 [1940]. “Os Nuer do Sul do Sudão”, in Sistemas Políticos Africanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 469-508. Gledhill, John, 1994. Power and its Disguises: Anthropological Perspectives on Politics. London: Pluto Press. Nash, J., 1981. “Ethnographic Aspects of the World Capitalist System”, Annual Review of Anthropology, 10: 393-423. Stoller, P., 1984. “Horrific Comedy: Cultural Resistance and the Hauka in Niger”, Ethos 12 (2): 258-276. Vincent, J., 1990. Anhropology and Politics: Visions, Traditions and Trends. Tucson: The University of Arizona Press. Wolf, E., 1982. Europe and the People without History. Berkeley: University of California Press, pp. 3-23.

Método de ensino

As aulas são essencialmente teórico-práticas e dinamizados pelo docente. A participação e o debate são encourajadas.

Método de avaliação

A avaliação realiza-se através de de duas frequências e um ensaio final com base num trabalho de grupo.

Conteúdo

a)Localizar o político em Antropologia: uma meta-narrativa b) Societas e civitas c) Segmentaridade d) Instabilidade estrutural e)Teoria dos jogos f) A visão processualista g) Transacionalismo h) O simbolismo do poder i) O poder como acção simbólica j) Tipos (e evolução) de chefaturas k) A sociedade contra o estado l) Etnografias do sistema-mundo m) Resistência quotidiana e dominação colonial