Contextos Etnográficos (asiáticos)

Objectivos

. Conhecimento histórico e antropológico dos processos migratórios desenvolvidos por populações com origem no sub-continente indiano; . Capacidade de reflectir sobre os processos de transformação (culturais, religiosos, políticos, etc.) no âmbito das diásporas indianas,articulando perspectivas estruturais com perspectivas focadas na agência dos sujeitos; . Capacidade de re-avaliar as perspectivas teóricas forjadas no âmbito de uma antropologia centrada no subcontinente indiano à luz de uma reflexão antropologica multi-situada.

Caracterização geral

Código

711001021

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Baas, M., A.K. Sahoo & T. Faist (eds.), 2012. Indian Diaspora and Transnationalism. New Delhi: Rawat Publications. Gregory, R. G., 1993. South Asians in East Africa. An Economic and Social History 1890-1980. Boulder: Westview Press. Lal, B. V., P. Reeves & R. Rai (eds.), 2006. The Encyclopedia of the Indian Diaspora. Singapure: Ed. Didier Millet. Jacobsen, K. & P. Kumar (eds.), 2004. South Asians in the Diaspora, Histoires and Religious Traditions. Leiden: Brill. Mawani, S. & A. Mukadam, 2012. Gujarati Communities across the Globe, Memory, Identity and Continuity. London: IOE Press. Palriwala, R. & P. Uberoi, 2008. Marriage, Migration, and Gender. London: Sage Publishing. Salvadori, C., 1996. We Came in Dhows. Nairobi: Paperchase Kenya. Vertovec, S., 2000. The Hindu Diaspora. Comparative Patterns. London: Routledge.

Método de ensino

As aulas são constituídas por uma componente expositiva das ideias-chaves de cada módulo programático por parte do docente; uma componente de interação com os estudantes (através de questões e outras intervenções); e uma componente de debate sobre tópicos específicos.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por uma prova escrita e pela realização de pequenos exercícios de debate em aula. Na prova escrita, os estudantes podem optar por um trabalho (que tanto pode ser de revisão bibliográfica, como um estudo empírico) ou por um teste. A supervisão dos trabalhos propostos dos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, realiza-se fora do contexto de aula.

Conteúdo

I. Reconsiderando as sociedades indianas Sistema de castas e hierarquia, dominância e centralidade ritual O colonialismo e seus efeitos: o desenvolvimento do nacionalismo Pluralidades identitárias II. Diásporas indianas Fases e tipos das migrações (1820 - até ao presente) Reunião: uma reinterpretação do hinduismo tamil em tensão com o hinduismo bramânico Martinica e Guadalupe: hinduísmos minoritários e contraídos ao familiar Trinidade e Tobago, Guiana e Suriname: reinterpretações étnicas e políticas do hinduísmo Hinduísmos no Leste Africano: uma análise comparativa Migrações indianas rumo à Europa: hinduismos reconstruídos no Reino Unido e em Portugal

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: