História da Antropologia Portuguesa - 2. semestre
Objectivos
Esta cadeira tem três objectivos básicos:
1) Dar o panorama histórico da construção e evolução da disciplina antropológica em Portugal, desde os primórdios da disciplina, mas sobretudo a partir dos finais do século XIX, que coincide com o momento de sistematização da mesma, até ao presente.
2) Analisar o trabalho dos principais etnógrafos portugueses dessas épocas, e as suas ligações com as teorias antropológicas e os autores internacionais
3) Explorar alguns dos temas tratados nos trabalhos de Etnografia Portuguesa mais recentes, através da leitura e discussão de textos e da utilização de meios audio-visuais.
Caracterização geral
Código
711001031
Créditos
6
Professor responsável
Raquel Gil Carvalheira, Sónia Sofia de Sousa Alves Ferreira
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BRAGA, Teófilo 1985 O Povo Português nos seus costumes, crenças e tradições, Vol. I , Lisboa. D. Quixote.
COELHO, A. 1993 Obra Etnográfica. Vol I. Lisboa.D. Quixote.
DIAS, J. 1990 (1950) Os elementos fundamentais da cultura portuguesa, Estudos de Antropologia, vol. I, Lisboa, IN-Casa da Moeda.
DIAS, Jorge 1990 (1954) Algumas considerações acerca da estrutura social do povo português, Estudos de Antropologia, vol. I, Lisboa,
IN-Casa da Moeda.
DIAS, J. 1990 (1960) Tentâmen de fixação das grandes áreas culturais portuguesas, Estudos de Antropologia, vol. I, Lisboa, IN-Casa da Moeda
LEAL, J. 2000 Etnografias Portuguesas. Cultura popular e identidade Nacional, Lisboa, Dom Quixote.
LEAL, J. 2006 Antropologia em Portugal. Mestres, Percursos, Transições, Lisboa, Livros Horizonte.
PEIXOTO, A. Rocha 1990 Etnografia Portuguesa. Lisboa. Dom Quixote.
VASCONCELOS, José Leite de 1996 Signum Salomonis . A figa. A barba em Portugal. Lisboa. Dom Quixote.
Método de ensino
METODOLOGIA
*Exposições de índole teórica de matéria pelo docente.
*Debates para análise de temas apresentados pelo docente.
*Apresentações de textos seleccionados por alunos, organizados em grupos de trabalho, seguidas de discussão geral.
*Apresentação de materiais audio-visuais (diapositivos ou filmes) ilustrativos das matérias dadas
Método de avaliação
AVALIAÇÃO
*Avaliação contínua:
*Avaliação da participação activa de alunos nas aulas e apresentação em grupo (2 pessoas) e discussão de trabalhos práticos referentes à bibliografia seleccionada (20%).
*Avaliação de 4 fichas de leitura (individuais) de textos seleccionados, ou 3 fichas de textos e 1 ficha de filme visionado. Uma das fichas terá a forma de um mini-teste realizado na sala de aula; as restantes três deverão ser elaboradas fora das aulas (20%).
*Frequência final (60%) (mínimo de 8 valores para dispensar de exame final)
*avaliação para Trabalhadores estudantes impossibilitados de participarem nas aulas: exame final (100%)
Conteúdo
1) Notas introdutórias: a unidade e diversidade do país.
2) Cultura popular e identidade nacionalC. Pedroso, T. Braga, A. Coelho, R. Peixoto, J. Leite de Vasconcelos. Objectivos, teorias e metodologias.
3) A obra de C.Pedroso e de T.Braga. A etnografia comparativa de J. Leite de Vasconcelos. Imagens contrastadas do povo: A. Coelho, R.Peixoto. A arte popular: J. Vasconcelos e V. Correia.
4) A antropologia de construção da nação e de construção do império. Jorge Dias e a sua equipa. Teoria antropológica e identidade nacional.
5)Da identificação da nação às monografias. J. Dias e J. Cutileiro: pastoral e contra pastoral. Estrangeiros em Portugal.
6) A arquitectura tradicional e a antropologia portuguesa.
7) Religião, sociedade e identidade nacional. A noção de religiosidade popular em diferentes épocas e autores. Festas e romarias.
8) Antropólogos e etnografias portuguesas do século XX e do novo milénio.
9) Imagens de um país: o documentário etnográfico