Antropologia dos Direitos Humanos - 1. semestre
Objectivos
1. Recensear e enfrentar os diferentes desafios epistemológicos e éticos que o princípio dos Direitos Humanos colocam à disciplina
2. Percorrer historicamente a construção do conceito de Direitos Humanos e das Instituições que lhe estão directamente associadas.
3. Percorrer as etnografias relativas a algumas das áreas mais significativas de preocupação e aplicação dos Direitos Humanos
4. Percorrer as etnografias de algumas organizações internacionais governamentais e não governamentais li5. Fornecer instrumentos metodológicos para a investigação na área dos Direitos Humanos.gadas aos Direitos Humanos
Caracterização geral
Código
711001052
Créditos
6
Professor responsável
Maria Cardeira Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
COWAN, J. K., DEMBOUR, M-B. e WILSON, R. A. Culture and Rights. Anthropological Perspectives. Cambridge: Cambridge U. Press
ESSER, Ellen 1993. Anthropology and Human Rights. Annual Review of Anthropology. 222. 221-249.
FERGUSON, J. 2005. Anthropology and its Evil Twin: Development in the Constitution of a Discipline. In EDELMAN e HAUGERUD2005 The
Anthropology of Development and Globalization. Oxford: Blaxkwell Publishing.
FISHER, W. F. 1997, Doing Good? The Politics and Antipolitics of NGO Practices. Annual Review of Anthropology. Vol. 26, pps 439-464
ISHAY, M. R., 2004. The History of Human Rights. Berkeley: U. of California Press
MALKKI, Lisa H., 1996, Speechless Emissaries: refugees, Humanitarism, and Dehistoricization, Cultural Anthropology, Vol. 11, nº3, pps 377-404
SAHLINS, M. 1998. Two or three things that I know about culture. Journal of the Royal Anthropological Institute (N.S.)5, 399-421
Método de ensino
A cadeira funciona em regime de seminário. Serão alternados momentos de enquadramento teórico com sessões temáticas de discussão em
torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.
Textos e outros materiais e instrumentos de apoio à disciplina devem ser consultados na plataforma moodle e no blog http://direitosehumanos.wordpress.com/
Método de avaliação
Conteúdo
I. Genealogia dos Direitos Humanos.
I.a) As diferentes «gerações» dos direitos humanos.
I.b) Organizações Internacionais e ONGs
II. Historia de uma relação perigosa: Antropologia e Direitos humanos.
II. a) O caso da AAA
II. b) A Antropologia deve ser militante?
III. «The Clash of civilizations»: Direitos Humanos, Relativismo cultural e novas retóricas da política internacional.
IV. Direitos Humanos da Mulher e a retórica da «Salvação das Mulheres».
IV. a) Feminismo e Feminismo Islâmico
IV. b) Direitos Sexuais e de Reprodução.
IV. c) O caso das Mutilações Genitais Femininas
V. Direitos Humanos e Multiculturalismo
VI. Direitos Humanos e a Antropologia dos Refugiados.
VII. Violência e Sofrimento
VIII. Direitos e movimentos indígenas
IX. Direitos, Cultura e Propriedade intelectual