Cultura Material

Objectivos

1. Realizar uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno das proposta de trabalho mais recentes sobre cultura material.
2. Realizar uma reflexão teórica mais especializada em torno das propostas que associam o estudo da cultura material às questões das
negociações das identidades pessoais e colectivas.
3. Actualizar as suas problemáticas em torno de estudos de caso, de forma a realizar uma discussão cientifica e eticamente fundamentada sobre
as possíveis aplicações práticas dos saberes adquiridos.

Caracterização geral

Código

711001053

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

COHEN, E., 1988, Authenticity and Commoditization in Tourism, Annals of tourism research, vol.15(3). (371-386)
Buchli, V. (edit.), 2002, The material culture reader, Berg, Oxford, New York.
DUARTE, A., 2010, A antropologia e o estudo do consumo: revisão crítica das suas relações e possibilidades, Etnográfica, vol.14, nº2, JunhoLury,
C., 1997, Consumer Culture, Cambridge, Polity (1ª ed.1996).
MILLER, D., 1997, Consumption and its consequences, Mackay, H. (org.), Consumption and everyday life, London-Thousand Oaks-New Delhi, Sage, (13-50).
ROSALES, M., 2009, Cultura Material e Consumo: Uma Introdução. Oeiras, Celta.
SILVANO, F., 2011, \"Things we see: portuguese anthropology on material culture\", Etnográfica, Lisboa.

Método de ensino

1. Aulas centradas na exposição do docente, tendo por base a análise e reflexão crítica de obras incluídas no programa.
2. Aulas centradas na apresentação, feita pelos estudantes, de fichas de leitura de textos definidos pelo docente.
3. Aulas centradas na apresentação, feita pelo docente, de estudos de caso, seguida de discussão com os estudantes.

Método de avaliação

Avaliação:
1. Preparação e realização de um teste (50%)
2. Apresentação oral de leituras (40%)
3. Presença e participação nas aulas (10%)

Conteúdo

A unidade curricular promoverá a apresentação e a discussão crítica de textos e de estudos de caso relativos a duas temáticas centrais:
1. O consumo como um amplo e diversificado conjunto de práticas criativas e investidas de sentido, centrais para os processos de (re)construção
identitária contemporâneos.
2. A patrimonialização entendida enquanto mecanismo de objectificação e de mercadorização da cultura.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: