Antropologia da Religião - 1. semestre

Objetivos

A unidade curricular fornece um panorama das abordagens antropológicas sobre os fenómenos religiosos, com enfoque em convergências e divergências teóricas contemporâneas em torno de questões-chave, tais como discursos de comensurabilidade e incomensurabilidade, pluralismo religioso e variação dos atores, o sagrado e o sobrenatural na problemática da definição de religião, o \"reencantamento\" da antropologia e do mundo. Pretende-se em paralelo que os estudantes explorem a dimensão histórica e política dos fenómenos religiosos em contextos coloniais e póscoloniais, abarcando dimensões de interação entre religião e \"globalização\" na ótica dos seus antecedentes. Pretendese que os estudantes adquiram conhecimento dos conceitos e léxico inerentes à disciplina e das suas variações teóricas e contextuais numa abordagem comparativa de autores e perspetivas; e desenvolvam capacidades de análise e interpretação crítica, bem como sensibilidade etnográfica e histórica em torno de estudos de caso.

Caracterização geral

Código

711001059

Créditos

6

Professor responsável

Sónia Sofia de Sousa Alves Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Cannell, F. (ed.). 2006. The Anthropology of Christianity. Durham: Duke University Press Lambek, M. (ed.) A Reader in the Anthropology of Religion, London: Blackwell Lehmann, A.C., J. Myers & P.A. Moro. 1985. Magic, Witchcraft and Religion. An Anthropological Study of the Supernatural. Boston: McGraw Hill Lessa, W. & E. Vogt (eds). 1985. Reader in Comparative Religion. An Anthropological Approach. New York: Harper & Row Morris, B. 1987. Anthropological Studies of Religion. Cambridge: University Press Turner, Victor W. 1985. \"Religious Specialists\". In Lessa & Vogt (eds), Reader in Comparative Religion. New York, Harper & Row, 81-88

Método de ensino

As aulas seguem uma metodologia teórico-prática, com uma primeira componente expositiva das ideias-chaves de cada ponto curricular por parte do docente, com recurso a projeção de slides com citações e imagens selecionadas, e em modo aberto de permanente interação com os estudantes, através de questões, comentários e intervenções livres. Num segundo momento, que por vezes interpenetra a componente expositiva, os estudantes são convidados a analisar em pormenor, por meio de discussão coletiva, determinadas passagens ou outros conteúdos que permitem aprofundar a matéria sinteticamente exposta, e a realizar pequenos exercícios de análise e interpretação em grupo. Em algumas das aulas, uma terceira componente é constituída pela realização de debates sobre a matéria lecionada.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por duas provas escritas e pela realização de pequenos exercícios em aula, sendo que os estudantes podem optar por uma modalidade alternativa de avaliação (prova global).

Conteúdo

1. Dimensões e eixos das abordagens contemporâneas do religioso 1.1. A autonomia da perspetiva antropológica 1.2. Comensurabilidade e incomensurabilidade 1.3. Pluralismo religioso e variação dos atores 2. Do desencantamento ao reencantamento da Antropologia 2.1. O sagrado e o sobrenatural na problemática da definição de religião 2.2. Função e significado: as abordagens \"sociocêntricas\" 2.3. Do limiar da experiência religiosa à realidade dos espíritos 3. Temas, léxico e tipologias da Antropologia da religião 4. Os clássicos do dossiê dos movimentos profetico-messiânicos 5. Estudos de caso contemporâneos (Ex: Neo-xamãs queer e investigação paranormal em Inglaterra na viragem do século XXI) 6. A diversidade etnográfica do Cristianismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: