Museologia
Objectivos
1) Proporcionar conhecimentos introdutórios acerca da museologia com vista à inserção em contextos relacionados com o processamento do património nas diferentes configurações contemporâneas.
2) Analisar conceitos como os de património, museu e museologia com vista a compreender a diversidade do panorama museológico e patrimonial contemporâneo e as suas principais linhas de orientação.
3) Entender o processamento padronizado que fundamenta a noção de património em especial o imaterial.
Caracterização geral
Código
711001060
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Ames, Michael M. Cannibal Tours and Glass Boxes: The Anthropology of Museums, Univ British Columbia Press, 1992.
Ambrose,Timothy, Crispin PAINES. Museum Basics. London: Routledge,1994.
HERNÁNDEZ, Francisca Hernández. El patrimonio cultural : La memoria recuperada. Gijón: Trea,2002.
Holm,Stuart A. Facts & artefacts : How to document a museum collection. Museum Documentation Association,1998.
Karp I. e S. D. Lavine (eds),1991. Exhibiting Cultures. The Poetics and Politics of Museum Display, Smithsonian UnivPress.
Karp I., C. Krantz and all, Museum Frictions. 2006. Duke University Press.
Barry, Gail Dexter, The manual of museum exhibitons. Walnut Creek, CA: Altamira Press 2002.
Bennett T. 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, Routledge.
Bennett Tony.2004. Pasts Beyond Memory. Evolution, Museums, Colonialism.Routledge.
Berger John,1987.Modos de Ver, Lisboa, Edições 70.
Bouquet,2012, Mary Museums, a Visual Anthropology
Clifford, J., The Predicament of Culture. Twentieth-Century Ethnography, Literature,and Art, HU Press,1988.
Gurian E. 1999. What is the Object of this Exercise. A meandering exploration of the many meanings of Objects in museums, Daedalus:163-184.
Kirshenblatt-Gimblett B.,1998. Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage.
Leal,João,O povo no museu, Museologia.pt
MacDonald Sharon ed.,2011.A Companion to Museum Studies, Blackwell.
Outra bibliografia a indicar pelo professor.
Método de ensino
As aulas são divididas em duas partes. Na primeira, faz-se uma apresentação teórica de uma problemática específica, ligada a um contexto histórico e de produção de museológico. Na segunda parte apresenta-se um projecto específico terminando com um espaço de debate e
discussão
Método de avaliação
O processo de avaliação implica: relatório de visita à exposição ( 40%) e um trabalho escrito de 5 páginas (40%). É importante a assiduidade, participação e partilha em aula de resultados (20%).
Conteúdo
1) Antropologia e Museologia. As colecções etnográficas versus as colecções de Arte.
2) Património, uma abordagem conceptual. Inter-relacionamento com os domínios científicos de base. Diversidade do panorama museológico e patrimonial contemporâneo. Principais aspectos históricos. Conceito de museu, acervo, espaço e sociedade. Gestão museológica e patrimonial.
3) Documentação e sistemas de documentação. Incorporação, inventário e catalogação.
4) Relações com o público. Interpretação, exposição e divulgação. Exposições: encenação e montagem. Espaço, documentação.
5) Do museu como lugar de celebração da nação ao museu enquanto espaço de afirmação de identidades étnicas, profissionais e culturais.
6) A transformação do museu enquanto espaço de transmissão de conhecimentos para a concepção do museu enquanto lugar de experiência
7) Museus e questões éticas - a questão da restituição dos objectos
8) Modos de expor e modos de ver. A prática etnográfico-museológica em Portugal. Apresentação de estudos de caso.
Convidados:
Dra Cláudia Freire: o museu de Paredes de Coura, a prática e a construção do projecto museológico
Dra Rita Jerónimo: o Património Imaterial
Visita da Turma: Museu Nacional de Etnologia (Maio de 2015)