Contextos Etnográficos (norte-americanos)

Objectivos

A UC tem como objetivo principal introduzir os estudantes a algumas linhas de força da realidade etnográfica e histórica do continente norte-americano, em particular na vertente norte-ameríndia e suas dimensões coloniais. Seguindo uma linha de análise que dá conta do saber etnográfico acumulado em arquivo, pretende-se que os estudantes trabalhem os conteúdos vernaculares da tradição americanista dos séculos XIX e XX. A UC estimula a aptidão dos estudantes para pôr em diálogo alguns dos clássicos da etnografia norte-americana de \"salvação\" e de \"aculturação\" e as abordagens contemporâneas e cria competências analíticas e interpretativas através um enfoque mais aprofundado e diacrónico sobre alguns temas e contextos. A abordagem proposta incentiva a articulação, pelos estudantes, entre a decifração dos debates teóricos e o exame de etnografias particularmente significativas e de diferentes épocas, fazendo pontes para a observação de contextos norte-ameríndios da atualidade.

Caracterização geral

Código

711001066

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Hittman, M., 1997 [1990]. Wovoka and the Ghost Dance. Lincoln, London: University of Nebraska Press Holler, C., 1995. Black Elk´s Religion. The Sun Dance and Lakota Catholicism. New York: Syracuse University Press Maddra, S. A., 2006. Hostiles? the Lakota Ghost Dance and Buffalo Bill’s Wild West, University of Oklahoma Press Mails, T. E., 1978. Sundancing at Rosebud and Pine Ridge. Sioux Falls: Center for Western Studies, Augustana College Nichols, D.A., 2008. Red Gentleman and White Savages: Indians, Federalists and the Search for Order on the American Frontier. Charlottesville: University of Virginia Press Strong, P. T., 2005. \"Recent Ethnographic Research on North American Indigenous Peoples\", Annual Review of Anthropology, 34: 253-268 Valentine, L. P. & R. Darnell (eds.). 1999. Theorizing the Americanist Tradition. Toronto: University of Toronto Press

Método de ensino

A UC segue uma metodologia teórico-prática, com uma primeira componente expositiva das ideias-chaves de cada ponto curricular por parte do docente, com recurso a diaporamas com citações de textos etnográficos e históricos, bem como imagens selecionadas, e em modo aberto de permanente interação com os estudantes, através de questões, comentários e intervenções livres. Num segundo momento, que pode interpenetrar a componente expositiva, os estudantes são convidados a analisar em pormenor, por meio de discussão coletiva, determinadas passagens ou outros conteúdos que permitem aprofundar a matéria sinteticamente exposta, e a realizar pequenos exercícios de análise e interpretação em grupo. Uma terceira componente é constituída pela realização de debates sobre a matéria lecionada.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por duas provas escritas e pela realização de pequenos exercícios em aula, sendo que os estudantes podem optar por uma modalidade alternativa de avaliação com uma prova escrita global.

Conteúdo

1. Introdução 1.1. Índios ou First Nations? Terminologia e cronologia 1.2. Trilhos da tradição americanista em antropologia 1.3. O mito da Frontier e o dossiê da difusão do cavalo 1.4. Representações populares do \"Índio\" dos Wild West Shows a Hollywood 2. O labirinto colonial da Dança dos Espíritos 2.1. «All is gone»: a etnografia visionária de James Mooney 2.2. A polícia índia em contexto Lakota 2.3. Transformações antropológicas de Wovoka, o \"messias do Nevada\" 2.4. Os Mórmones e os \"Lamanitas\": religião, academia e poder 2.5. O massacre de Wounded Knee, de 1890 ao American Indian Movement 3. A controvérsia da Dança do Profeta 3.1. As teses difusionistas de Leslie Spier: etnografia e arquivo 3.2. América em transe: os Shakers do estreito de Puget 4. Dança do Sol: proibição, salvação, reinvenção 4.1. James Walker em Pine Ridge: a redescoberta de uma etnografia rara 4.2. Clyde Holler e a quimera antropológica da dança \"clássica\" 4.3. Etnografias da dança contemporânea

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: