Antropologia das Emoções
Objectivos
A Antropologia das Emoções pretende estabelecer a ponte entre uma perspetiva científica e académica e o senso comum, e olhar as emoções como algo passível de análise sociocultural e essencial para se chegar à compreensão da visão do mundo das sociedades. Numa perspetiva cross-cultural o estudo das emoções implica a análise dos discursos sobre as emoções e dos discursos emocionais enquanto práticas sociais em diversos contextos etnográficos. A análise das questões ligadas a estas problemáticas levarão os alunos a conhecer e desenvolverem competências para conhecerem e conseguirem analisar: variações culturais no modo de conceptualizar e exprimir emoções; relação entre estrutura social e padrões emocionais etnopsicologias da pessoa e teorias da emoção; variação individual e intracultural nas experiências emotivas; socialização e linguagem das emoções; influências culturais nas teorias académicas ocidentais sobre emoções.
Caracterização geral
Código
711001068
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ABU-LUGHOD, Lila l986 Veiled Sentiments. Honor and Poetry in a Bedouin Society. Berkeley, University of California Press.
BRIGGS, Jean L. 1970 Never in Anger. Portrait of an Eskimo family. Cambridge, Harvard University Press.
HOSCHILD, Arlie 1983 The managed heart. Commercialization of human feeling. Berkeley, University of California Press.
LUTZ, Catherine 1988 Emotion, Thought and Estrangement: Emotion as a Cultural Category, Cultural Anthropology 1, pp. 405-36.
LUTZ, Catherine 1988 Unnatural emotions. Everyday sentiments on a Micronesian atoll and their challenge to western theory. Chicago, University of Chicago Press.
LUTZ, Catherine; ABU-LUGHOD, Lila (eds.) 1990 Language and the politics of emotion. Cambridge, Cambridge University Press.
METCALF, Peter; HUNTINGTON, Richard 1991 Celebrations of Death. The Anthropology of Mortuary Ritual, Cambridge, Cambridge University Press.
ROSALDO, Renato 1984 Grief and a Headhunter´s rage: on the cultural force of emotions in E. Bruner Play, Text and Story. Proceedings of the 1983 meeting of the American ethnological Society, Washington D.C.
Método de ensino
1. Exposição de matérias pelo docente.
2. Sessões de seminário com apresentações realizadas pelos discentes em torno de um tema/texto escolhido (grupos de 2 alunos ou individual).
Método de avaliação
- Apresentação na aula de um tema ou texto em que discentes são avaliados pela capacidade de síntese, seleção dos tópicos mais importantes, tendo 10 minutos disponíveis para a apresentação 15%
- Participação nas aulas com discussão de textos selecionados 5%
- 3 fichas de leitura, uma delas realizada na aula 20%
- Frequência final 60% (obrigatoriedade de mínimo de 8,5 valores para poder ter positiva na ponderação da nota final).
Conteúdo
Blocos temáticos a abordar:
1. Emoções: conceitos e relações.
*o que são emoções; como olhar as emoções; oposições na cultura ocidental.
2. Emoções: universais ou não?
*diferentes perspetivas e metodologias para analisar emoções
3. Como estudar emoções
*o biológico e o cultural; as perspetivas de Darwin, Plutchik, Ekman
4. Conceptualização das emoções (exemplos de diferentes culturas)
*como se conceptualizam as emoções noutras culturas
*como se compreendem emoções noutra cultura que não a nossa?
5. Discurso e linguagem das emoções
*socialização das emoções e linguagem
*etnopsicologias e linguagem
6. Emoções e ritual: expressão ritualizada das emoções
*ritualização de sentimentos
*espíritos e rituais de cura
*rituais funerários e emoções
7. Um exemplo de pesquisa: estudo de caso sobre conceções da morte e rituais funerários numa perspectiva cross-cultural
*análise de caso: Estados Unidos, Portugal e Guiné-Bissau,
8. Emoções e género
*a dicotomia feminino/masculino e as emoções
*os discursos sobre as emoções femininas e masculinas
9. Emoções e self
*apresentação do self em Goffman
10. Emoções e etnografia
*posição e emoções do antropólogo no terreno
*o trabalho de campo e as relações interpessoais