Sistemas de Informação Geográfica - 1. semestre

Objetivos

a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
b) Conhecer as principais componentes dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
c) Conhecer os domínios de aplicação dos SIG
d) Compreender os fundamentos da Informação Geográfica
e) Identificar oportunidades para aplicação dos SIG
f) Criar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
g) Desenvolver metodologias de análise espacial
h) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas

Caracterização geral

Código

711041050

Créditos

6

Professor responsável

Raquel Faria de Deus, Rui Pedro Julião

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Burrough, P. & Mcdonnell, R. (1998). Principles of Geographical Information Systems (2nd ed.). Oxford, UK: Oxford Univ Press.

Julião, R.P. (2001). Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional. Lisboa: UNL. http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/rpj/tese/TIGDR.pdf

Longley, P., Goodchild, M., Maguire, D. & Rhind, D. (2005). Geographical Information Systems and Science (2nd ed.). Nova Iorque, NY: John Wiley & Sons.

Matos, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.

Sutton, T., Dassau, O. & Sutton, M. (2009). A Gentle Introduction to GIS. Eastern Cape, ZA: Department of Land Affairs. http://docs.qgis.org/2.8/en/docs/gentle_gis_introduction/

Método de ensino

O ensino é efectuado através de aulas expositivas e participativas, incluindo exploração de textos, apresentações, manipulação de plataformas tecnológicas e trabalhos de grupo.

Método de avaliação

A cada aluno é exigido:
- a leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas (teóricas e práticas), serão objecto de avaliação através de um teste escrito (65% da avaliação);
- a realização de uma apresentação em aula (apenas para verificação de conhecimentos);
- a participação num trabalho de grupo com relatório (35% da avaliação).


(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Conteúdo

1) Introdução
2. Fundamentos da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
2.1. Enquadramento e Definições
2.2. Aplicações e Utilizadores
2.3. Modelos de Dados
2.4. Implementação
3) Desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica
3.1. Modelos Operacionais
3.2. Estruturação e Aquisição de Dados
3.3. Validação e Integração de Dados
3.4. Exploração de Dados
3.5. Disseminação de Dados
4) Projeto

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: