Arqueologia Pré-Histórica (Sociedades de Caçadores e Recolectores) - 1. semestre

Objetivos

a) Estudar as origens e métodos da disciplina, a antropogénese, a hominização da Península Ibérica e as comunidades humanas, em Portugal, desde os inícios do Paleolítico até às sociedades de caçadores especializados do Paleolítico Superior, alcançando as dos finais do Pleistocénico.
Serão dados a conhecer as estratégias de povoamento, os modelos económicos e sociais, a evolução tecnológica, as ideologias e a vida cognitiva daquelas sociedades.
b) Dar a conhecer as origens e a evolução da Humanidade, durante o Pleistocénico, em termos biológicos e intelectuais, tal como a sua interacção com o ambiente natural.
c) Explicar a importância da Pré-História na contemporaneidade e a evolução anatómica, económica, social, tecnológica, cognitiva e ideológica, das comunidades com economia predadora, desde as suas origens e, em especial, no actual território português.

Caracterização geral

Código

711051005

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Baptista, A. M., e Gomes, M.V., 1997, Arte Rupestre, Arte Rupestre e Pré-História do Vale do Côa, Trabalhos de 1995-1996, pp. 213-406, Ministério da Cultura, Lisboa.
Coppens, Y., e Picq, P., 2002, Aux Origines de L´Humanité, A. Fayard, 650 pp. Paris.
Jordan, P., 1999, Neanderthal Man and the Story of Human Origins, Sutton Publishing, 239 pp. Gloucestershire.
Leroi-Gourhan, A., 1995, Prehistoire de l´Art Occidental, 2ª edição, Éditions Citadelles & Mazenod, 621 pp., 906 figs, Paris.
Raposo, L. 1994, O Paleolítico, História de Portugal (dir. J. Medina), vol. I, pp. 29-99, Ediclube, Amadora

Método de ensino

Aulas teóricas, acompanhadas por informação audio-visual e visitas de estudo.



Método de avaliação

A avaliação será efectuada através de dois testes escritos, cada um contendo seis questões e com 20 valores de cotação. Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 10 valores.

Conteúdo

1. Introdução.
1.1. Definição e objectivos.
1.2. A importância social.
1.3. Do empirismo à construção científica.
1.4. Metodologia da Pré-História. Artefactos, ecofactos e contextos culturais.
1.5. Diacronia. As Idades geológicas e históricas.
2. Antropogénese.
2.1. A vida na Terra. A evolução biológica e o processo adaptativo.
2.2. Primatas terciários.
2.3. Os hominídeos (Ramapithecus e Australopithecus). Origens, evolução e comportamento.
2.4. Homo Habilis. Anatomia, subsistência, planeamento de acções e artefactos.
2.5. O Homo Erectus (Homo Ergaster e Homo Heidelbergensis). Anatomia e comportamentos. A hominização do Velho Mundo e da Península Ibérica.
3. O Paleolítico Inferior e Médio em Portugal.
3.1. O Quaternário. Periodização, paisagens e faunas.
3.2. Pré-Acheulense. Sociedade, economia, padrões de assentamento e indústrias líticas.
3.3. Acheulense. Sociedade, economia, povoamento, tecnologias e evolução.
3.4. Paleolítico Médio ou Mousteriense- o Homo Sapiens de Neanderthal. Origem, anatomia, economia, organização social, povoamento, tecnologias e vida cognitiva.
4. O Paleolítico Superior.
4.1. O Homo Sapiens Sapiens. Origem e difusão.
4.2. Estratégias de subsistência. Recursos, habitats e tecnologias.
4.3. A evolução cultural (Aurinhacense, Gravetense, Solutrense e Madalenense).
4.4. Vida cognitiva. A arte, evolução e interpretação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: