Arqueologia Romana Republicana - 1. semestre

Objectivos

1. Conhecer as linhas gerais da evolução histórica do Mediterrâneo ao longo dos séculos V-I a.C.
2. Adquirir conhecimento geral e actualizado sobre arqueologia das sociedades do Mediterrâneo Ocidental alvo dos influxos integradores por Roma entre os séculos V-I a.C.
3. Conhecer as formas de modelação do território utilizadas em época republicana romana.
4. Conhecer os diferentes tipos de assentamento e de técnicas construtivas que documentam presenças itálicas ou fortemente romanizadas no período estudado, com referência especial ao espaço hispânico e, em particular, português.

Caracterização geral

Código

711051081

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

FABIÃO, C., A Herança Romana em Portugal. Lisboa, CTT Correios de Portugal, 2006.
PIMENTA, J., As ânforas romanas do Castelo de São Jorge (Lisboa), Instituto Português de Arqueologia, Trabalhos de Arqueologia, 41, 2005.
AAVV, Hispania – El Legado de Roma, Mérida, Museo Nacional de Arte Romano, 1999.
MEDINA, J. (dir.), História de Portugal- dos tempos pré-históricos aos nossos dias, vol.
II, O mundo luso-romano (coord. V.S.Gonçalves), Amadora, Ediclube, 1993.
PY, M. (dir.), Dicocer-Dictionaire de Céramiques Antiques (siècles VII a.C. – VII d.C.) en Méditerranée Nord-Occidentalle (Provence, Languedoc, Ampurdan), Lattara, 6, Association pour la Recherche Archéologique en Languedoc Oriental. 1993.
KEAY, S., Roman Spain, Londres, British Museum Publications, Col. Exploring the Roman World, 1988.

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual. Aulas práticas com manuseamento de materiais arqueológicos. Visitas de estudo a museus e a sítios arqueológicos.

Método de avaliação

Realização de duas provas escritas, com 20 valores de cotação cada. Destas, uma prova presencial escrita (teste), obrigatória. A outra poderá corresponder a uma prova presencial escrita (teste) ou, em alternativa, à execução de um trabalho prático. Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 10 valores

Conteúdo

1. Arqueologia Romana Republicana-Arqueologia Clássica. Perspectivas historiográficas sobre o processo de romanização. Conceitos operatórios da disciplina. Uma “Arqueologia de contacto”. Romanitas versus indigenismo: a percepção arqueológica da mudança. Distintas expressões arqueológicas do mundo romano republicano.
2. Assentamentos. A percepção do território. Urbanismo romano em época republicana: urbanidade e civilidade. A urbs e o estabelecimento de colónias. Os fora, templos e balnea. As domi. Técnicas construtivas e elementos de decoração arquitectónica. A Arqueologia da conquista: o exército romano. Estabelecimentos militares. Vias e estruturas de apoio. Assentamentos rurais.
3. Materiais. Metodologias de estudo artefactual de materiais de época republicana romana e sua leitura arqueológica. As cerâmicas de “verniz negro”. As ânforas itálicas e as produções provinciais sob domínio itálico entre os séculos IV e I a.C. Cerâmicas de paredes finas e lucernas helenísticas e itálicas. Cerâmicas comuns e outras produções. Militaria. Objectos de adorno pessoal. Moeda e sua contextualização.
4. Sítios e contextos. Caracterização funcional e cronológica de contextos de época republicana. Estudos de caso da Hispânia. Os principais contextos de referência disponíveis.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: