Métodos de Prospecção, Escavação e Datação - 2. semestre

Objetivos

1. Obter um conhecimento geral e actualizado sobre os métodos de prospecção territorial e monográfica, sobre os princípios metodológicos de escavação arqueológica e os métodos de datação empregues em Arqueologia e sua aplicabilidade.
2. Iniciar-se no conhecimento das várias formas de modelação da paisagem e de exploração do território pelas várias comunidades humanas ao longo dos vários períodos do passado.
3. Obter os conhecimentos basilares sobre os principais paradigmas e restantes princípios teóricos do pensamento arqueológico que permitem o estabelecimento e atribuição de cronologias a contextos, arqueossítios e artefactos, possibilitando o seu posterior aprofundamento.
4. Adquirir os conhecimentos teóricos sobre técnicas de recolha de amostragens que possibilitem a sua posterior aplicação prática.

Caracterização geral

Código

711051086

Créditos

3

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Bicho, N. F., Manual de Arqueologia Pré-Histórica, Lisboa, Edições 70, 2006.
AAVV, Almadan, II Série, n.º 5, A Arqueologia e as outras ciências, Almada,
Centro de Arqueologia de Almada, 1996.
Harris, E.C., Princípios de Estratigrafía Arqueológica, Barcelona, Crítica, Colección Crítica Arqueologia, 1993.
Renfrew, C. e Bahn, P., Arqueology: Theories, Methods and Practice, Londres,Thames and Hudson, 1991
Barker, P., Techniques of archaeological excavation (2ª Ed.), Londres, Batsford, 1982.

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual. Aulas práticas com manuseamento de instrumentos e de informação geográfica e arqueológica. Visitas de estudo a museus e a sítios arqueológicos.

Método de avaliação

A avaliação será efectuada através de duas provas escritas

Conteúdo

1. A prospecção arqueológica. O levantamento de um território: fontes documentais, etnográficas, cartográficas, toponímia, detecção remota. Métodos e técnicas de prospecção de campo à escala de um território. A prospecção monográfica: levantamento topográfico, prospecção sistemática de superfície, detecção remota e técnicas de prospecção das Geociências
2. A escavação arqueológica. Os princípios gerais da estratigrafia arqueológica. As metodologias de escavação arqueológica e seus pressupostos: o grid-method de Wheeler, a escavação por planos pré-definidos, a “open area” de Barker e Harris. O caso português
3. Datação em Arqueologia. A datação relativa e contextual: princípios gerais; tipologia; contextos, frequências e associações. A datação absoluta: princípios gerais da datação absoluta; datações baseadas no peso atómico, termoluminiscência, dendrocronologia, geomagnetismo. O caso português.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: