História das Religiões na Antiguidade - 2. semestre
Objetivos
1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Revelar consciência crítica de como os processos e fenómenos religiosos actuais se relacionam e enraízam no passado;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das religiões na Antiguidade;
7. Compreender a especificidade da linguagem religiosa;
8. Conhecer as diferentes vertentes da fenomenologia religiosa na Antiguidade;
9. Compreender a importância do fenómeno religioso na idiossincrasia do homem na Antiguidade.
10. C.
Caracterização geral
Código
711051098
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
BOTTÉRO, Jean; KRAMER, Samuel Noah, Lorsque les dieux faisent lhomme. Mythologie mésopotamienne, Paris, Éditions Gallimard, 1993.
CARAMELO, Francisco, A Linguagem Profética na Mesopotâmia (Mari e Assíria), Lisboa, Patrimonia, 2002.
LÓPEZ, Jesús e SANMARTÍN, Joaquín, Mitología y Religión del Oriente Antiguo I Egipto - Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
MANDER, P. e DURAND, J.-M., Mitología y religión del oriente antiguo II/1: Semitas occidentales (Ebla, Mari), Sabadell, Editorial Ausa, 1995.
SAGGS, H.W.F., The encounter with the divine in Mesopotamia and Israel, London, University of London - The Athlone Press, 1978.
Método de ensino
a) Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas;
b) Apoio didáctico com recurso à projecção de imagens e de esquemas de síntese;
c) Exercício de comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas;
Ensino presencial
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação escritos: um trabalho individual e uma frequência. A nota final à unidade curricular corresponde à média dos dois elementos, que detém a ponderação de 50/ cada um.
Conteúdo
Abordagem teórica das religiões na Antiguidade
Unidade e diversidade na religião
O universo religioso
As teologias locais e as teologias mais abrangentes: dialéctica e sincretismo
As cosmogonias: convergências e divergências
Os relatos antropogónicos e as diferentes tradições teológicas
A antropologia religiosa
O destino
A liberdade do homem e os seus condicionamentos
A morte
O culto oficial: a dimensão social e política da religião
A religião pessoal: culto, práticas e crenças
A magia: áreas de intervenção e rituais
A adivinhação: áreas e técnicas de intervenção
O profetismo: tipos de profetas e formas de comunicação profética
A linguagem profética