História da Antiguidade Clássica - 2. semestre

Objetivos

• Identificação das principais evoluções históricas e geográficas do mundo grego e romano
• Compreensão do universo social, político, religioso e económico entre o Bronze Final e a Época Clássica no espaço grego
• Compreensão das transformações helenísticas no universo grego
• Compreensão do universo social, político, religioso e económico na formação e desenvolvimento do mundo romano
• Compreensão das dinâmicas históricas do expansionismo romano e do “mundo globalizado” imperial
• Compreensão das transformações na Antiguidade Tardia no Império Romano do Ocidente e no legado do Império Romano do Oriente.

Caracterização geral

Código

711051103

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

CAMERON. A. (1998) – El mundo mediterráneo en la Antigüedad Tardía. 395-600.Barcelona: Crítica.
CENTENO, R. M. S.; et Al. (1997) - Civilizações Clássicas. II (Roma). Lisboa: Universidade Aberta.
FERREIRA, J. R. (1996) - Civilizações Clássicas. I (Grécia). Lisboa: Universidade Aberta.
FINLEY. M. I., 1970 [1990] – Grécia Primitiva: Idade do Bronze e Idade Arcaica. São Paulo: Martins Fontes
GRIMAL, P. (1971) - La Civilisation Romaine. Paris: Armand Colin.
JAEGER, W. (1957[1993]) – Paideia: los ideales de la cultura griega. Madrid: Fondo de Cultura Económica.
ROCHA PEREIRA, M. H. (1988) – Estudos de História da cultura clássica. I (Cultura grega). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ROCHA PEREIRA, M. H. (1988) – Estudos de História da cultura clássica. II (Cultura romana). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ROLDÁN HERVÁS, J. M., ed. (1993 [2002]) - Historia de Roma. Salamanca: Ediciones Universidad.
WARD-PERKINS, B. (2005) – A queda de Roma e o fim da civilização. Aletheia.

Método de ensino

Exposições temáticas com recurso a projecções multimédia
Ensino presencial

Método de avaliação

TTeste escrito (em aula): 60%
Trabalho de grupo (máximo de 2 pessoas): 40%


Conteúdo

Grécia
A Idade do Bronze
A Época Arcaica
Homero e Hesíodo
Formação e evolução da Polis. A expansão colonial
Formação e evolução da Polis. O universo religioso
A Época Clássica
O século V a.C.. Atenas
O século V a.C.. A Guerra do Peloponeso
O século IV a.C.. Transformações políticas e económicas
Época Helenística
Roma
O período etrusco e a monarquia romana
Período republicano
Período imperial. Principado
Os séculos I e II d.C.: de Augusto aos Severos
Estruturação política, social, económica e provincial
Império em crise? A anarquia militar do século III
Período imperial. Dominado
O reflorescimento político e económico no século IV d.C.. A sociedade tardia
A consolidação do Cristianismo
A pressão externa e o fim do Império Romano do Ocidente. A continuação a Oriente
O império bizantino

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: