História da Idade Média - 1. semestre

Objetivos

a) Tomar consciência do conjunto variado de fontes escritas e não-escritas a mobilizar para o estudo da Idade Média e das principais tendências da investigação atual sobre o assunto;
b) Desenvolver um conhecimento efetivo sobre a Idade Média no Ocidente Europeu, a partir da compreensão dos seus enquadramentos políticos, administrativos, sociais, religiosos e culturais;
c) Apreender as linhas gerais do processo de afirmação e estruturação do Ocidente Medieval, com suas crises e progressos entre os séculos V e XV;
d) Desenvolver capacidade de análise e crítica de fontes históricas com vista ao seu aproveitamento científico
e) Desenvolver capacidade de exposição oral e escrita, mobilizando conceitos e vocabulário próprios à História medieval.

Caracterização geral

Código

711051129

Créditos

6

Professor responsável

João Luís Inglês Fontes

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

-Michel Balard (et al.), A Idade Média no Ocidente. Dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994
-Jérome Baschet, La civilisation féodale. De l´an Mil à la colonisation de l´Amérique, 3ª ed rev e actual., Paris, Flammarion, 2006 (ed. brasileira, A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América, São Paulo, Ed. Globo, 2006)
- Alain Ducellier (et al.), A Idade Média no Oriente. Bizâncio e o Islão: dos Bárbaros aos Otomanos, Lisboa, D. Quixote, 1994
- Jacques Le Goff, Jean-Claude Schmitt (dir.), Dictionnaire raisonné de l’Occident médiéval, Paris, Fayard, 1999 (ed. brasileira Dicionário temático do Ocidente medieval, Bauru, Edusc, 2002)
- Peter Linehan (et al.) (eds.), The medieval world, Londres, Routledge, 2001

Método de ensino

- Aulas teóricas (50%) e aulas práticas com avaliação presencial contínua (50%).
Ensino presencial

Método de avaliação

Realização de 2 trabalhos práticos em aula: comentário de texto historiográfico e de documento histórico (20% e 30%, respectivamente); teste escrito com consulta (30%).
Para os alunos de regime normal, a assistência às aulas práticas é obrigatória. A não comparência implica uma penalização na nota individual de cada elemento de avaliação, entre 5% e 10%, dependendo do total das faltas.

Conteúdo

Módulo 1. A historiografia sobre a Idade Média, 1950-2015

Módulo 2. A crise política e militar no Baixo Império e a instalação dos Bárbaros.

Módulo 3. Formação e declínio dos reinos bárbaros.

Módulo 4. O Império Bizantino; a ascensão e consolidação do Islão (séculos V-XI)

Módulo 5. A Europa carolíngia.

Módulo 6. Territorialização do poder: a época dos castelos. O sonho imperial germânico.

Módulo 7. A lenta ascensão das monarquias feudais.

Módulo 8. A vitalidade de uma área civilizacional (séculos XII-XIV)

Módulo 9. Tempos de crise e de reconstrução (séculos XIV-XV)

Módulo 10. O Oriente e o Ocidente (séculos XII- XV)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: