História da Idade Contemporânea - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir uma visão geral da época contemporânea, tendo como referências fundamentais a ascensão e o declínio da primazia europeia ao longo dos séculos XIX e XX
b) Compreender o alcance das grandes transformações operadas pela modernização económica, social e política das sociedades europeias ao longo do período estudado e o seu impacto no mundo extra-europeu.
c) Compreender as razões do declínio global das potências europeias e conhecer as linhas gerais do sistema internacional do pós-II Guerra Mundial.
d) Conhecer os principais debates historiográficos relativos aos temas estudados.
e) Conhecer a literatura fundamental sobre os diferentes tópicos do programa e ser capaz de localizar e trabalhar com documentos dos períodos em estudo.
f) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias locionadas.

Caracterização geral

Código

711051131

Créditos

6

Professor responsável

José Neves, Pedro Aires Oliveira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

BAYLY, C. A. – The Birth of the Modern World (1780-1914). Oxford: Blackwell, 2004
DARWIN, John – After Tamerlane. The Rise and Fall of Global Empires, 1400-2000. London: Penguin, 2007
HOBSBAWM, E. J. – A Era dos Extremos. Lisboa: Presença, 1999
KENNEDY, Paul – The Rise and Fall of the Great Powers. Londres: Fontana Press, 1988
REYNOLDS, David – One World Divisible. A Global History since 1945. Londes: Penguin, 2000.

Método de ensino

Exposição das matérias pelo docente. Exposição de trabalhos ou de comentários a fontes pelos alunos, seguidas de debate. Visionamento ocasional de filme ou documentário. Reuniões individuais com os alunos para orientação de trabalhos ou esclarecimento de dúvidas

Método de avaliação

Frequência (40%) e ensaio escrito (40%). Participação em algumas aulas é obrigatória (20%)

Conteúdo

1. A Europa das grandes potências: o impacto da revolução francesa e das guerras napoleónicas. A construção do Estado moderno e as suas tensões. A dinâmica revolução/reacção ao longo do século XIX. O desafio dos nacionalismos à ordem dinástica europeia.
2. A modernização económica da Europa. Os modelos de industrialização. A “persistência do Antigo Regime”. O desafio à supremacia britânica. Vencedores e vencidos do capitalismo industrial. A “primeira globalização” e os seus problemas.
3. A expansão imperial das potências europeias. Rivalidades geopolíticas: a “questão do Oriente” e o “Grande Jogo”. A Conferência de Berlim e a corrida a África. A luta pela supremacia no Extremo-Oriente. O impacto da dominação colonial.
4. A Guerra Civil Europeia. O debate sobre as causas da I GM. As características da “Guerra Total”. A ordem de Versalhes. A Revolução Russa. A crise de entre-guerras: aspectos económicos, políticos e intelectuais. Os fascismos europeus. A ditadura estalinista. A II Guerra Mundial.
5. A Guerra Fria. Principais fases e características do conflito bipolar. A crise de legitimidade dos impérios europeus. As etapas do movimento descolonizador. As heranças do império nas antigas sociedades coloniais e nas metrópoles. Os conflitos pós-coloniais. A derrocada do comunismo e a paisagem internacional do pós-Guerra Fria.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: