Arqueologia da Expansão Portuguesa - 1. semestre

Objectivos

a) Compreender as formas de implantação dos portugueses nos espaços além-mar entre os séculos XV e XVIII, numa perspectiva comparada com idênticos processos protagonizados por outros europeus e considerando as características dos povos contactados neste âmbito.
b) Conhecer os testemunhos materiais da expansão portuguesa nas diversas regiões do globo, tanto em contextos litorâneos marcadamente urbanos, como em regiões de ocupação territorial e rural.
c) Identificar as principais estruturas e materiais remanescentes da presença portuguesa no mundo, adquirindo um conhecimento mais amplo sobre a arqueologia portuguesa de finais da Idade Média e da Idade Moderna.

Caracterização geral

Código

711051172

Créditos

6

Professor responsável

André Teixeira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- DEAGAN, Kathleen, 2002, Artifacts of the Spanish Colonies of Florida and the Caribbean 1500-1800. Washington / London: Smithsonian Institution Press, 2 vols..
- D’INTINO, Raffaella (coord.), 1998, Nossa Senhora dos Mártires. A última viagem. Lisboa: Pavilhão de Portugal - Expo 98 / Verbo.
- FUNARI, Pedro Paulo; SENATORE, Maria Ximena (ed.), 2015, Archaeology of Culture Contact and Colonialism in Spanish and Portuguese America. London: Springer.
- REDMAN, Charles L., 1986, Qsar es-Seghir: an Archaeological view of medieval life. New York: Academic Press.
- SOUSA, Élvio Duarte M., 2011, lhas Arqueológicas. O quotidiano e a civilização material na Madeira e nos Açores (séculos XV-XVIII). Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- TEIXEIRA, André e BETTENCOURT, José António (coord.), 2012, Velhos e Novos Mundos. Estudos de Arqueologia Moderna. Lisboa: CHAM, 2 vols..

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual.
Aulas práticas com auxílio de cartografia, iconografia e materiais arqueológicos da época em estudo, bem como textos, desenhos e imagens resultantes de investigação arqueológica.
Visitas de estudo a museus.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação: um teste escrito (50% da nota final) e um trabalho prático individual ou de grupo (50% da nota final).

Conteúdo

1. Os aglomerados urbanos: articulação funcional
2. As povoações e paisagens rurais
3. Os entrepostos mercantis
4. Portos, ribeiras e navios
5. Os sistemas defensivos
6. Edifícios e espaços religiosos
7. A arquitectura civil palatina e corrente
8. As manufacturas urbanas e peri-urbanas
9. Os objectos do quotidiano doméstico: utensílios de cozinha, mesa e armazenagem; alfaias religiosas e devocionais; mobiliário; vestuário e acessórios ornamentais; o ócio
10. Os objectos do trabalho: a utensilagem agro-pastoril, as ferramentas das manufacturas, os instrumentos e as cargas comerciais.
11. Os equipamentos militares

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: