Introdução à História da Arte - 1. semestre

Objectivos

1. Conhecer as ferramentas teórico-metodológicas e analítico-descritivas necessárias para desenvolvimento de trabalho nesta área disciplinar (bibliografia específica, repositórios de imagens on-line, linhas norteadoras para a realização de fichas de leitura e de recensões críticas);
2. Conhecer os principais fundamentos da História da Arte enquanto disciplina que estuda e interpreta o fenómeno artístico ao longo do tempo, e as suas principais orientações metodológicas;
3. Aprender a utilizar as ferramentas básicas da disciplina para abordar o estudo das obras de arte, tendo em consideração as suas múltiplas componentes (formais, físicas, estéticas, ideológicas, sociológicas, simbólicas, iconológicas);
4. Desenvolver raciocínio crítico sobre a disciplina de História da Arte e aumentar as capacidades de expressão escrita e oral utilizando um léxico histórico-artístico apropriado.

Caracterização geral

Código

711061054

Créditos

6

Professor responsável

Joana Margarida Gregório Baião

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BAZIN, Germain, História da História da Arte. De Vasari a nossos dias, São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BERGER, John, Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
CALABRESE, Omar, Como ler uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1999.
CALADO, Margarida, PAIS DA SILVA, Jorge Henrique, Dicionário de Termos da Arte e Arquitectura, Lisboa: Editorial Presença, 2005.
ELKINS, James, Is Art History Global? New York: Routledge, 2006.
FERNIE, Eric, Art History and its methods: a critical anthology. London: Phaidon, 1995.
HERRERA, Antonio Urzicar, Historiografía del Arte. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2017.
MANSFIELD, Elizabeth, ed., Art History and its Institutions. Foundations of a Discipline. London and New York: Routledge, 2002.
MITCHELL, W.J.T., Picture Theory. Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1994.
PREZIOSI, Donald, ed., The Art of Art History: A Critical Anthology. Oxford and New York: Oxford University Press, 2009.

Método de ensino

Método de ensino
Exposição teórica com o apoio de imagens e de excertos de filmes, complementada pela visita a bibliotecas, arquivos e / ou museus na cidade de Lisboa.



Método de avaliação

Método de avaliação
A nota final corresponderá à seguinte ponderação: Frequência (50%), trabalho prático (30%) e participação nas aulas (20%). É obrigatória a presença do aluno em pelo menos 80% das aulas lecionadas. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Os trabalhos que forem entregues fora do prazo estipulado pelo docente serão penalizados e poderão ser recusados.

Conteúdo

O curso será organizado segundo critérios temáticos, para evitar uma percepção linear da história da arte. Alguns dos temas abordados incidirão sobre as seguintes questões: O que é a história da arte; a biografia do artista; análise do conteúdo (iconografia/iconologia); periodização e a noção do tempo; geografia da história da arte (regiões, centros, periferias, províncias etc.); a materialidade da obra de arte; narrativas artísticas na museologia e nas exposições, etc. Estes conceitos serão abordados através de estudos de casos, insistindo sobre problemas específicos relacionados com objectos específicos.
Os alunos, no fim do curso, deverão poder distinguir entre períodos, estilos, áreas geográficas e os conceitos mais gerais utilizados tradicionalmente na disciplina de história da arte.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: