Comunicação e Ciências Sociais - 1. e 2. semestre

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular proporcionar aos estudantes um conjunto de “escolas”, autores, conceitos e metodologias das ciências sociais, relevantes na pesquisa em comunicação e na leitura de fenómenos comunicacionais das sociedades contemporâneas.

Objectivos:
a) Desenvolver capacidades de análise e de síntese
b) Conhecer as condições teóricas e sociais da emergência da teoria social
c) Tomar conhecimento com a querela de método e as tentativas da sua superação
d) Conhecer teorias sociais clássicas e tendências da evolução na ciência e investigação social
e) Reconhecer a diversidade social e cultural e desenvolva raciocínio crítico
f) Ser capaz de analisar factos sociais actuais com recurso à aplicação das teorias sociais.

Caracterização geral

Código

711011006

Créditos

6

Professor responsável

Ana Rato Jorge

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

CRUZ, Manuel Braga da (2004). Teorias sociológicas. Os fundadores e os clássicos (Antologia de Textos). Lisboa, Fundação Gulbenkian.
DEVEREAUX, Eoin (2007). Media Studies. London: Sage
GOFFMAN, Erving (1999). Os Momentos e os seus Homens. Lisboa, Relógio d´Agua.
LUPTON, D. (1999). Risk. London: Routledge.
PAIS, J. M. (2010). Lufa-Lufa Quotidiana. Ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais

Método de ensino

Exposição oral; discussão de textos de apoio; discussão de casos, a partir de acontecimentos e notícias de actualidade e de outros materiais.

Método de avaliação

A avaliação consiste numa prova escrita presencial (50%), numa recensão crítica de texto (20%),e na participação oral e desempenho em trabalho de grupo (30%).

Conteúdo

1. Enquadramento histórico e campo conceptual
2.Autores clássicos: Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber, Georg Simmel
3. A Escola de Chicago I (1920-1930): suas influências intelectuais e filosóficas; os fenómenos comunicacionais estudados e as metodologias de pesquisa
4. Escola de Chicago II (anos 1950-1960): a norma e o desvio; Howard Becker e Erving Goffman
5. A sociologia histórica de Norbert Elias e a sociologia crítica de Pierre Bourdieu. A superação da dicotomia indivíduo/sociedade e estrutura/agência.
6. Os fenómenos comunicacionais nas sociedades de modernidade avançada. Perspectivas sobre risco e o lugar dos media nas sociedades contemporâneas