Mutação dos Media - 1. e 2. semestre
Objetivos
a) Analisar da maneira como a técnica constitui um factor essencial para perceber a mutação dos média. Estudaremos muito particularmente as perspectivas de Georges Simondon e de Martin Heidegger.
b) Avaliar algumas teorias contemporâneas sobre a mutação dos média, dedicando especial atenção a Friedrich Kittler, Régis Debray, David Bolter, Lev Manovitch e Vilém Flusser.
c) Estudar aprofundadamente de uma metodologia específica, centrada em análises concretas, casos da fotografia, da imprensa, do cinema, mas também dos novos média digitais. No corrente ano, dedicar-se-á atenção especial às teorias de Walter Benjamin, de modo a apreender a constelação global em que os média se inscrevem e, simultaneamente, alteram.
d) Argumentar, em conclusão, acerca da necessidade de elaborar os fundamentos de uma crítica da economia geral, de que os média são um dos principais operadores.
Caracterização geral
Código
711011032
Créditos
6
Professor responsável
José Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Georges Simondon : «Genése de lObject technique» in Du Mode d´Existence des Objets Téchniques, Paris, Aubier.
Martin Heidegger: «A questão da técnica» in Essais et Conférences, Paris, Gallimard
Friedrich Kittler: «Preface and Introduction to Gramophon, Typewriter, Film»
Régis Debray: «Quest-ce que la médiologie?»
Jay David Bolter: «The double logic of remediation»
Lev Manovitch: «New Media from Borges to HTML»
Método de ensino
Exposição oral (70%)
Comentário de textos
Apresentação de material de análise (imagens e vídeos)
Incentivo à participação oral dos estudantes (30%)
Orientação tutorial (em horário de atendimento)
Método de avaliação
Realização de uma recensão crítica de um dos textos da bibliografia
Realização de uma prova de frequência escrita
Conteúdo
1.Introdução
2.A técnica como operador da mutação mediática
3.Teorias Contemporâneas da mutação dos média
4.Estudo de caso: A metodologia de Walter Benjamin
5.Conclusão: A necessidade de uma crítica da economia geral
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: