Teoria da Notícia - 1. e 2. semestre
Objetivos
a) Contribuir para a formação de cidadãos capazes de ler, ver e ouvir as notícias de forma atenta e crítica;
b) Compreender os diversos constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico;
c) Refletir sobre o papel dos jornalistas e do campo jornalístico numa sociedade democrática, tendo como pano de fundo as definições implícitas na teoria democrática;
d) Debater a atividade dos profissionais do campo jornalístico, mobilizando, sempre que possível, a atualidade noticiosa como mote para a reflexão;
e) Refletir sobre o futuro do jornalismo e os desafios que a ele atualmente se colocam nas sociedades democráticas.
Caracterização geral
Código
711011049
Créditos
6
Professor responsável
Marisa Torres da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português sem apoio tutorial em LE,
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Traquina, N. (2002). O que é: Jornalismo. Lisboa: Quimera.
Chalaby, J. (2003). O jornalismo como invenção anglo-americana. Comparação entre o desenvolvimento do jornalismo francês e anglo-americano (1830-1920), Media & Jornalismo, 3: 29-50.
(Aula de 1 de Outubro)
ONeill, D.; Harcup, T. (2009). News values and selectivity, Karin Wahl-Jorgensen & Thomas Hanitzch (eds), Handbook of Journalism Studies. London: Routledge. pp. 161-174.
Heinonen, A. (2011). The journalists relationship with users. New dimensions to conventional roles, Jane B. Singer et al. (eds), Participatory journalism. Guarding open gates at online newspapers. Oxford: Blackwell Publishing. pp. 34-55.
Hedman, U.; Djerf-Pierre, M. (2013). The social journalist. Digital Journalism 1 (3): 368-385.
Kovach, B; Rosenstiel, T. (2004). Os elementos do jornalismo. O que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir, Porto: Porto Editora.
Método de ensino
Exposição da matéria, discussão de textos e debate sobre casos específicos da actualidade jornalística.
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação tem dois factores de ponderação: 1) Prova escrita de frequência presencial (70%), sem consulta; 2) Outros elementos (30%) - Qualidade da participação nas aulas; Recensão, até 4000 palavras, de um dos textos indicados pela docente no início do semestre.
Conteúdo
1. Jornalismo e democracia uma perspectiva histórica da evolução do jornalismo nas sociedades democráticas;
2. A profissionalização do jornalismo e a afirmação de uma autoridade profissional;
3. A comunidade jornalística uma certa forma de olhar para o mundo? Normas, valores e competências profissionais;
4. As teorias do jornalismo. Do espelho da realidade ao newsmaking;
5. Os valores-notícia;
6. Desafios para o jornalismo: presente e futuro.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: