Teorias do Drama e do Espectáculo - 1. semestre

Objectivos

Existe uma dimensão dramática não apenas na esfera das artes como, por exemplo, nas esferas da política e dos media; ela é um elemento constitutivo das trocas tanto no espaço público como no espaço privado, no dia-a-dia e nos momentos eufóricos e disfóricos. Só depois de estudar essa representação na vida quotidiana e as respectivas transformações nos últimos séculos, e depois de recorrer às comparações permitidas pelos contributos da antropologia do teatro, é que esta cadeira aborda a evolução do drama à condição \"pós-dramática\" enquanto género da estética, assim como os principais elementos e teorias do drama, de Aristóteles aos nossos dias.
Espera-se que os alunos usem a componente teórica desta disciplina também para a sua tradução em trabalhos laboratoriais práticos.

Caracterização geral

Código

711011053

Créditos

6

Professor responsável

Cláudia Guerra Madeira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Drama e Comunicação (2010), Paulo Filipe Monteiro. Coimbra:Universidade de Coimbra.
Representation (second edition, 2013), ed. Stuart Hall, Jessica Evans and Sean Nixon. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore,Washington DC: SAGE.
Hamlet, Shakespeare
Rei Édipo , Sófocles

Método de ensino

A disciplina terá uma componente de exposição teórica das matérias pela docente, que será complementada com trabalhos teórico-práticos dos alunos, tanto para acompanharem as aulas teóricas como laboratoriais.
Serão ainda integradas no programa palestras e workshops por professores convidados, e aulas de apoio audiovisual para a execução dos trabalhos laboratoriais.
Ensino presencial




Método de avaliação

A avaliação será composta:
1. por uma prova escrita (com eventual consulta) ou por um trabalho de investigação sobre matérias relacionadas com as matérias dadas em aula (50%). Neste último caso, só serão aceites projetos por candidatura. Os quinze melhores projetos serão seleccionados e poderão então avançar, com:
- uma exposição oral de 10 minutos, em aula;
- um texto escrito até 10 páginas (22 mil caracteres sem espaços);
2. Por um trabalho de grupo de exposição de um exemplo teórico-prático inovador de uma matéria integrada no curriculum da cadeira (10%)
3. Por um trabalho de grupo prático integrado no laboratório de Drama e comunicação (40%), cujo conteúdo temático muda em cada edição da cadeira e influencia os conteúdos da cadeira.

Conteúdo

1. A dimensão dramática de toda a comunicação: a representação na vida quotidiana, pública e privada. O espectáculo na política
2. Antropologia teatral: do ritual ao teatro?
3. Do drama à condição pós-dramática
4. Laboratório de Drama e Comunicação - aulas práticas