Licenciatura em Ciências da Linguagem
Objetivos educativos
1. Compreender e descrever o modo como a atividade da linguagem, nas suas manifestações orais e escritas, se insere num conjunto mais geral de atividades comunicativas; 2. Adquirir conhecimentos fundamentais, em função de diferentes modelos de análise, em áreas básicas da linguística - fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, discurso - essenciais para a compreensão do funcionamento da atividade da linguagem; 3. Compreender os mecanismos subjacentes aos fenómenos de variação e mudança linguísticas e usar os conceitos teóricos e métodos adequados para o seu estudo; 4. Compreender e descrever as relações entre linguagem e cognição, linguagem e sociedade e linguagem e discurso; 5. Desenvolver capacidades para analisar, descrever e explicar o funcionamento de diferentes línguas naturais, apreciando criticamente a adequação de propostas teóricas distintas; 6. Dominar técnicas básicas de recolha, tratamento e interpretação de dados linguísticos; 7. Desenvolver capacidades para utilizar novas tecnologias no estudo e análise das produções linguísticas, orais e escritas; 8. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos adquiridos a diferentes áreas, tais como patologias da linguagem, estudos de tradução, ensino/aprendizagem de línguas, produção de materiais científicos, didáticos e lexicográficos, entre outros.
Caracterização geral
Código DGES
4005
Ciclo
Licenciatura (1.º Ciclo)
Grau
Licenciado
Acesso a outros cursos
Dá acesso a ciclos de estudos de nível avançado (2.º ciclo e 3.º ciclo) e a cursos de pós-graduação não conferentes de grau.
Saídas Profissionais: Um licenciado em Ciências da Linguagem adquire competências que lhe permitirão trabalhar em diferentes atividades como: elaboração de dicionários, terminologias, gramáticas; consultoria linguística; edição e documentação; integração em equipas pluridisciplinares, por exemplo no âmbito de perturbações da linguagem, aquisição, novas ferramentas linguísticas (motores de busca, dicionários eletrónicos, corretores ortográficos, p. ex.), tratamento automático das línguas.
Coordenador
Maria do Céu Caetano
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
20
Propinas
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 anos/6 semestres.
O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a FCSH/NOVA participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e, participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.
O grau de licenciado corresponde ao nível 6 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
O ingresso no curso pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Regimes Especiais, dos Concursos Especiais de Acesso (M23) ou dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência. Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes devem satisfazer as condições descritas pela Direção-Geral do Ensino Superior. Consultar http://www.dges.gov.pt/guias/?plid=593 Estudante Internacional: https://www.fcsh.unl.pt/internacional/estatuto-de-estudante-internacional/
Regras de avaliação
Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. Exame de Recurso: Tem acesso ao exame ou avaliação de recurso qualquer estudante de 1° ou de 2° ciclos que tenha obtido a nota mínima de oito valores por arredondamento na nota final da unidade curricular. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptadas às suas necessidades.
Estrutura
Opção Condicionada 2 | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
711131020 | Linguística Alemã - 1. semestre | 6 |
711131022 | Linguística Espanhola - 1. semestre | 6 |
711131024 | Linguística Francesa - 1. semestre | 6 |
711131026 | Linguística Inglesa - 1. e 2. semestre | 6 | O aluno escolhe uma unidade curricular deste conjunto. |