Espanhol A1 - 1. semestre

Objectivos

Alcançar os fundamentos do nível A1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Desenvolver capacidades básicas escritas e orais da língua espanhola que preparem para o nível A2.
2. Compreender e escrever textos básicos (apresentações pessoais, correios electrónicos simples, resumos, composições) sobre temas do âmbito pessoal, profissional e académico.
3. Ser capaz de produzir breves discursos escritos/orais sobre temas actuais, desenvolvendo uma actitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
4. Aspectos contrastivos elementares da língua espanhola e portuguesa.
5. Adquirir conhecimentos básicos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha.
6. Estimular a consciência intercultural e a relação língua-cultura.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
8. Conhecer alguns recursos para estimular a aprendizagem autónoma.

Caracterização geral

Código

711111114

Créditos

6

Professor responsável

Beatriz Moriano, Coral Mateo, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Assiduidade: 70% de presenças, excepto trabalhadores-estudantes.

Bibliografia

1. AAVV. (2012). Gente hoy 1 (A1+A2). Nueva edición. Barcelona: Difusión.
2. Raya et al., (2011). Gramática Básica del Estudiante de Español. Edición Revisada y Ampliada. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es.
4. Chamorro, C., et al., (2012). Todas las Voces. Curso de Cultura y Civilización (A1/A2), Barcelona: Difusión.
5. Selección de poemas de Gloria Fuertes.


Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso das TIC.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Elementos de avaliação:
-Grau e qualidade da participação na aula + outras actividades (20%).
-Prova de leitura: resumo e comentário de uma obra (literária, ensaística, entre outros) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos e culturais (60%).

Conteúdo

1. A expressão de informações pessoais básicas, laborais e académicas, incluindo preferências e planos para o futuro imediato.
2. Pronomes pessoais, substantivos e adjectivos.
3.Formas e usos do presente, do infinitivo e do gerúndio.
4. A narração em presente.
5. Diferenças de registo: formal, informal.
6. Bases de fonética e prosódia do espanhol europeu.
7. Léxico básico para situações de interacção pessoal e social.
8. Fraseologia elementar para acções quotidianas.
9. Ortografia básica.
10. Introdução ao Espanhol nos meios de comunicação e nas TIC: Internet, TV, imprensa.