Francês B1.1 - 1. e 2. semestre

Objetivos

Alcançar em parte o Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador independente)
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender globalmente vários tipos de documentos orais autênticos relativos a assuntos familiares, quando é usada uma linguagem clara e estandarizada
2. compreender globalmente textos escritos diversos relativos a assuntos familiares
3. produzir discursos orais simples e coerentes (a partir de assuntos familiares) comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais, assim como interagir oralmente nas mesmas situações
4. produzir textos escritos simples e relativamente coerentes (a partir de assuntos familiares), comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais
5. Desenvolver as competências linguísticas, discursivas e socioculturais necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do QECR
6. Adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural

Caracterização geral

Código

711111125

Créditos

6

Professor responsável

Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Francês A2.2

Bibliografia

AVANZI, A. et alii (2016). Entre Nous 3. Paris, Ed. Maison des Langues. (unidades 1 a 4)
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris: Hachette
REY-DEBOVE, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International
ANCION, N. (2014). La cravate de Simenon. Paris : Didier.
Atividades diversas provenientes do sítio TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm)

Método de ensino

Método comunicativo visando a estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação formativa e continua : 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%) + participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)
Assiduidade: mínimo de 70% de presenças, com exceção dos trabalhadores-estudantes

Conteúdo

As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (a televisão, os reality-shows, a importância da imagem, o turismo, as férias, o teatro, as atividades culturais, a ecologia, etc.) e apresentarão atividades de :
1 receção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas)
2 interação oral : simulação de situações de comunicação oral autêntica
3 produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal) com um enfoque particular sobre os textos explicativos.
4 aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (tempos do passado, condicional, conjuntivo, acordo do particípio passado, pronomes complementos, preposições de lugar, formação dos advérbios, registos de língua, frases hipotéticas, conectores lógicos (tempo, causa, condição), intonação)