Bases de Análise Linguística - 1. semestre

Objectivos

No final da unidade curricular, os alunos devem:
1. saber distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. saber identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as unidades de análise em cada componente;
3. saber identificar diferentes categorias gramaticais e distinguir categoria de função;
4. conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
5. saber constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
6. ter desenvolvido a capacidade de observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;
7. saber explicitar quais as sequências linguísticas possíveis e impossíveis em línguas que dominam;
8. ser capazes de retirar conclusões através da manipulação de dados linguísticos.

Caracterização geral

Código

711131044

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Akmajian, A., R. Demers, A. Farmer & R. Harnish (1990) Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass: The MIT Press, 6ª ed.
Cunha, C. & L. F. Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ. Aberta.
Finegan, E. (2014) Language: Its Structure and Use. Boston: Wadsworth, Cengage Learning, 7ª ed.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2014) An Introduction to Language. Boston: Wadsworth, Cengage Learning, 10ª ed.
Martins, A. M. & E. Carrilho (orgs.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa. De Gruyter Mouton.
Mateus, M. H. M. et al (orgs.) (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 5ª ed.
O’Grady, W., J. Archibald & F. Katamba (2011) Contemporary Linguistics: An Introduction (Learning About Language). Longman.
Raposo, E. et al (orgs.) (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

Aulas com uma componente expositiva e uma componente prática (exercícios de aplicação da matéria e resolução de problemas)

Método de avaliação

a) 4 fichas de exercícios (40%)
b) 1 teste escrito (60%)

Conteúdo

1. Conceitos de ´gramática´. Atitudes descritivas e atitudes normativas relativamente à gramática. Componentes da gramática e unidades linguísticas.
2. Perspetivas metodológicas na análise linguística.
3. Os sons.
a) Escrita e oralidade.
b) Os sons das línguas e estrutura sonora.
c) Constituição de pares mínimos para identificação de fonemas e suas variantes.
4. As palavras.
a) A estrutura interna das palavras: segmentação e identificação de diferentes tipos de morfemas e suas variantes. Processos de formação de palavras.
b) Classes de palavras: critérios morfológicos, sintáticos e semânticos para a sua identificação.
c) Caracterização de algumas classes e subclasses de palavras.
5. A frase.
a) A estrutura das frases: identificação de constituintes e de funções sintáticas.
b) Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.
c) Processos de formação de frases complexas: coordenação e subordinação.
6. O corpus como instrumento para a análise linguística.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: