Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem - 1. semestre

Objectivos

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
(a) Identificar as questões teóricas que guiam os modelos predominantes na área das ciências da linguagem;
(b) Descrever diferentes metodologias de investigação em ciências da linguagem;
(c) Desenhar um projeto de investigação na área das ciências da linguagem.

Caracterização geral

Código

711131088

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira, Susana Mesquita de Deus Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Bybee, J. (2010). Language, Usage and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press.
Fitch, W. T. (2010). The Evolution of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Hauser, M., N. Chomsky & W. T. Fitch (2002). The faculty of language: What is It? Who has it, and how did it evolve? Science, 298, 1569-1579.
Litosseliti, L. (ed.) (2010). Research Methods in Linguistics. London/New York: Continuum.
O’Keeffe, A. & M. McCarthy (eds.) (2010). The Routledge Handbook of Corpus Linguistics. Routledge.
Podesva, R.J. & D. Sharma (eds.) (2013). Research Methods in Linguistics. Cambridge University Press.
Schmid, H.-J. (2012). Linguistic Theories, Approaches, and Methods. In M. Middeke, T. Müller, C. Wald & H. Zapf (eds.) English and American Studies: Theory and Practice. Metzler, 371-394.

Método de ensino

As aulas terão uma natureza teórico-prática, com aulas expositivas, e aulas práticas de análise e discussão de textos em aula.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Projeto de investigação - 40% (15% apresentação oral + 25% elaboração de um poster)
Pequena atividade presencial - 10%
Trabalho autónomo, participação ativa e pertinente nas aulas - 10%
Teste final - 40%

Conteúdo

1. Projeto de investigação em ciências da linguagem
1.1. Problemática, perguntas de investigação, hipóteses e metodologia
1.2. População, materiais e procedimentos
1.3. Questões éticas

2. Modelos e problemáticas em ciências da linguagem
2.1. Especificidades da linguagem humana
2.2. Modelos estruturalistas
2.3. O modelo da gramática generativa
2.4. Modelos com base no uso

3. Metodologias de investigação em ciências da linguagem
3.1. Construção, análise e uso de corpora
3.2. Recolha e análise de dados experimentais
3.3. Investigação por questionário
3.4. Análise de texto e discurso

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: