Investigação e Aplicações em Ciências da Linguagem - 2. semestre

Objectivos

No final da UC, o estudante deverá:
1. Demonstrar espírito crítico relativamente à investigação linguística desenvolvida e suas aplicações
2. Ser capaz de usar conceitos fundamentais de linguística numa perspetiva interdisciplinar.
3. Usar as metodologias adequadas à recolha dos dados empíricos a serem analisados.
4. Saber utilizar ferramentas de análise que permitam operacionalizar o trabalho a desenvolver.
5. Redigir um relatório do trabalho realizado, formalmente correto e sustentado na argumentação adequada.

Caracterização geral

Código

711131091

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Céu Caetano, Maria Teresa Brocardo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Coupland, Nikolas / John Robert / T. Kristiansen (2011) SLICE: Critical perspectives on language (de)standardisation. In: T. Kristiansen / Nikolas Coupland (eds.) Standard Languages and Language Standards in a Changing Europe. Oslo: Novus, pp. 11-35.
Johnson, David Cassels (2013) Language Policy. London: Palgrave Macmillan
Milroy, James (2001) Language Ideologies and the Consequence of Standardization. Journal of Sociolinguistics 5/4, pp. 530-555 http://uk-online.uni-koeln.de/remarks/d5134/rm2169658.pdf
Tollefson, James W. / Miguel Pérez-Milans (eds.) (2018) The Oxford Handbook of Language Policy and Planning. Oxford: OUP

Outros títulos serão definidos anualmente em função das abordagens a serem exploradas (cf. Conteúdos). / Other references will be specified annually according to the frameworks to be studied (cf. Syllabus).

Método de ensino

Dada a conceção desta UC as aulas corresponderão essencialmente a sessões práticas, e mesmo, eventualmente, com um caráter oficinal. No entanto, e dependendo do enquadramento necessário a uma dada abordagem, por exemplo, poderá haver também aulas mais expositivas e teóricas.
Os alunos serão encorajados a participarem em todas as atividades e discussões, preparando-se antecipadamente, efetuando as leituras e as tarefas indicadas na Moodle.

Método de avaliação

Participação no trabalho prático desenvolvido nas aulas (40%); relatório final escrito (60%).

Conteúdo

Temática geral da UC - abordagens interdisciplinares em linguística: estudos de caso.
No presente semestre, propõe-se aos estudantes contribuir para a discussão do papel (atual e / ou potencial) da linguística em diferentes áreas da sociedade, p. ex.:
políticas de língua, nomeadamente, defesa / promoção do uso do português como língua de ciência e cultura;
construção de instrumentos e ferramentas linguísticos;
argumentos para a desconstrução de preconceitos linguísticos;
usos linguísticos versus definição de norma(s).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: