Etnomusicologia: Teoria e Método - 1. semestre

Objectivos

Ao concluir esta unidade o aluno é, no contexto da Etnomusicologia, capaz de:
a) Discutir conceitos teóricos e metodológicos para a análise de processos e produtos musicais;
b) Apontar aspectos teóricos relacionáveis com pesquisas musicais precisas, referindo autores;
c) Distinguir criticamente estratégias metodológicas de pesquisa com enquadramento teórico;
d) Desenvolver pensamento e escrita científica considerando impactos éticos da investigação.

Caracterização geral

Código

711021021

Créditos

6

Professor responsável

Maria de São José Côrte-Real

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aprovação na unidade curricular Etnomusicologia - Introdução

Bibliografia

Burgess, R. (1997). A Pesquisa de Terreno, Uma Introdução. Oeiras: Celta Editora.
Dirksen, R. (2012). Reconsidering Theory and Practice in Ethnomusicology: Applying, Advocating, and Engaging Beyond Academia. Etnomusicology Review 17, http://ethnomusicologyreview.ucla.edu/journal/volume/17/piece/602
Eriksen, T. H. (1993). Ethnicity & Nationalism, Anthropological Perspectives. London: Pluto Press.
Lundberg, D. (2010). Music as identity marker: individual vs. collective. Côrte-Real, M. S. J. (Ed.). Music and Migration, Migrações 7. Lisboa: Observatório da Imigração, 29-44.
Merriam, A. (1964). The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnnomusicology: Thirty-One Issues and Concepts. Urbana: University of Illinois Press.
Rice, T. (2010). Ethnomusicological Theory. Yearbook for Traditional Music 42, 100-134.
Rice, T. (2003). Time, Place and Metaphor in Musical Experience and Ethnography, Ethomusicology 47 (2), 151-179.

Método de ensino

A dinâmica das aulas articula discussões de teoria (50%) e métodos (50%) durante a 1ª parte do semestre, apresentando aspectos relevantes de leituras seleccionadas. Testam-se relações entre noções teóricas e abordagens metodológicas. Treinam-se processos básicos de investigação como construção de questões de pesquisa, hipóteses e entrevistas. Na 2ª parte desenvolve-se a escrita científica em propostas de investigação construídas em metodologia de ensaio, com revisão e discussão detalhada entre docente e par de alunos. Dado o carácter aberto da unidade podem acrescentar-se leituras.

Método de avaliação

A avaliação contempla parâmetros diversos e a pontuação é negociada na primeira semana de aulas de acordo com o seguinte: apresentações orais de aspectos teóricos e metodológicos relacionados (AT e AM 10% + 10%); desenho da proposta de investigação, duas versões (25% + 25%); documento escrito individual requerido (10%); participação e apresentação da proposta (20%).

Conteúdo

A unidade Etnomusicologia: Teoria e Método desenvolve-se em quatro blocos articulando palavras, ideias e sistemas de pertença com treino para trabalho de campo e etnografia:
a) TEORIA ETNOMUSICOLÓGICA, TEMÁTICAS E TEMAS PROBLEMATIZANTES: 1. Conceitos comportamentos e produtos sonoros; 2. Tempo, lugar e metáfora; 3. Contextos; 4. Estratégias.
b) MÚSICA E NACIONALISMO, QUESTÕES DE PESQUISA E HIPÓTESES: 1. Identidade individual e colectiva; 2. Consciência nacional, colonialismo; 3. Questões; 4. Hipóteses.
c) MÚSICA E CONFLITO/PROTESTO, TRABALHO DE CAMPO E ANÁLISE DE DADOS: 1. Emoção e acção; 2. Emoção e resistência; 3. Observação e notas; 4. Entrevistas e questionários
d) MÚSICA, MIGRAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO, ESCRITA ETNOGRÁFICA: 1. Revelação de fronteiras e cidadania; 2. Desafio de categorias; 3. Proposta de Investigação, estrutura e estilo; 4. Execução de proposta.