História da Música - de 1300 a 1600 - 2. semestre

Objectivos

O aluno deve:
a) Adquirir conhecimentos sobre os contextos históricos, ideológicos, sociais, culturais e institucionais do período 1300 a 1600, e sobre como a música se insere nos mesmos;
b) Adquirir a noção de tradições composicionais, no meio das quais se destacam determinados indivíduos;
c) Ser capaz de traçar a evolução dos principais géneros musicais deste período, quer instrumentais, quer vocais;
d) Tomar consciência de práticas musicais relevantes na interpretação da música desta época;
d) Ganhar experiência de uma investigação individual livre mas orientada, em termos de problematização, metodologia e conhecimento bibliográfico.

Caracterização geral

Código

711021024

Créditos

6

Professor responsável

David Cranmer

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Atlas, A. (1998). Renaissance Music. New York: W.W. Norton.
Cranmer, D. (2007). Cantate Domino: introdução à música sacra. Lisboa: Paulus Editora.
Fenlon, I. (Ed.) (1989). Man and Music: The Renaissance. London: MacMillan (Man & Music).
Hoppin, R. (1978). Medieval Music. New York: W.W. Norton. (Trad. espanhola.: Hoppin, R. (2000). La música medieval. Madrid: Akal).
McKinnon, J. (Ed.) (1989). Antiquity and the Middle Ages. London: MacMillan (Man & Music).
Taruskin, R. (2010). Oxford History of Western Music, Vol. 1: The Earliest Notations to the Sixteenth Century. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

Aulas expositivas, organizadas em quatro ciclos (contexto, figuras-chave, práticas e géneros). A audição de exemplos musicais constitui um elemento fundamental, encorajando o aluno a reconhecer as caraterísticas estilísticas da música que ouve. Aulas de apoio coletivo e individual para o projeto de investigação individual.

Método de avaliação

Avaliação contínua com base no empenho do aluno: constituída por uma prova escrita (40%), por um projeto individual de investigação (40%), e pela participação nas aulas em conjunto com dois relatórios de reflexão sobre a disciplina (20%).

Conteúdo

Abordagem abrangente da História da Música de 1300 até 1600, organizada em quatro ciclos de aulas (contexto, figuras-chave, fontes e práticas, géneros):
1) Contextos e lugares: o contexto histórico e cultural, a Igreja (incluindo o Cisma Papal, a Reforma e Contra-Reforma), dinastias e cortes, cidades com tradições musicais destacadas;
2) Compositores destacados: Machault, Landini, Ciconia, Dunstable, Dufay, Binchois, Ockeghem, Josquin des Près, Obrecht, Morales, Tallis, Byrd, Palestrina, Lassus, Vitoria, G. Gabrieli;
3) Géneros musicais: Missas, motetes, madrigais, chansons, a emergência de géneros instrumentais - danças e outros;
4) Fontes e práticas: manuscritos e o primeiro século de música polifónica impressa, notação (teoria e prática), problemas de interpretação;
5) Um projeto de investigação individual encoraja o aluno a focar uma área da sua escolha dentro do período (por exemplo, uma cidade ou instituição), com três aulas dedicadadas a aspetos da sua preparação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: