Temas de Investigação em Musicologia - 2. semestre

Objectivos

a) Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e instrumentos de
pesquisa na área em estudo;

b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos, abordagens teórico-metodológicas e
problemas relacionados com a temática em estudo;

c) Desenvolver o domínio de diferentes modelos e técnicas de investigação na área da
musicologia;

d) Cultivar o juízo crítico relativamente a formas de apresentação e comunicação dos
resultados de investigação em musicologia.

Caracterização geral

Código

711021066

Créditos

6

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Cook, Nicholas et al (eds.) 2019. The Cambridge companion to music in digital culture. Cambridge: Cambridge University Press.
Gomes-Ribeiro, Paula et al. (eds.) 2018. Log in Live on, música e cibercultura na era da internet das coisas. Vila Nova de
Famalicão/Lisboa: Húmus/CESEM.
Gopinath, Sumanth S., e Jason Stanyek (eds.). 2014 e 2017. The Oxford handbook of mobile music studies. Volumes 1 e
2. New York, NY: Oxford University Press.
Sexton, Jamie. 2007. Music, sound and multimedia: from the live to the virtual. Music and the moving image. Edinburgh:
Edinburgh University Press.
Whiteley, Sheila, e Shara Rambarran (eds.) 2016. The Oxford handbook of music and virtuality. New York City: Oxford
University Press.

Método de ensino

Ensino presencial, modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias utilizadas contam-se:
exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura,
resolução de problemas, trabalho de terreno, estudo de casos, interpretação de exemplos
musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, conceção de projetos
de investigação, entre outros. O quadro temático será tratado ao longo das aulas,
estabelecendo-se um mapeamento inicial e a introdução progressiva de instrumentos teórico-
conceptuais e metodológicos.

Método de avaliação

20% 1 recensão escrita e oral
20% exercício escrito presencial
50% produção, exposição e discussão de um paper
10% Apresentações e participação nas aulas

Conteúdo

Música, Cibercultura e Virtualidade - desafios e fronteiras da 'musicologia digital'
Esta unidade curricular pretende disponibilizar aos estudantes um conjunto de conteúdos e
instrumentos teóricos, históricos e metodológicos no campo da ‘Música, Cibercultura e
Virtualidade’, promovendo uma visão panorâmica e um debate ativo sobre os rumos, tópicos de
investigação e possibilidades atuais da ‘musicologia digital’.
O programa organiza-se em quatro pontos: 1) incidência nas transformações de
comportamentos e práticas musicais (produção, mediação e receção) a par com a emergência
de novos meios comunicacionais e tecnologias, e expansão de dinâmicas de sociedade em
rede, desde o surgimento da Internet, 2) introdução teórico-metodológica ao campo em estudo,
através do mapeamento geral de trabalhos desenvolvidos, partindo da musicologia e de outros
domínios das ciências sociais, e do estudo específico de algumas referências essenciais, 3)
identificação e discussão de desafios metodológicos em abordagens musicológicas atuais, em
função dos paradigmas e possibilidades digitais e online, 4) exposição e discussão de
problemas e de casos específicos e consequente produção de materiais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: