Etnomusicologia: Introdução - 1. semestre
Objetivos
Ao concluir a unidade o aluno é, no contexto da Etnomusicologia, capaz de:
a) Perceber e valorar o domínio académico no âmbito das Ciências Sociais e das Humanidades;
b) Conhecer cronologicamente e discutir os principais conceitos, autores e publicações de relevo;
c) Apontar problemas em tendências recentes de contexto político e social, entre outros;
d) Conhecer a sua história em Portugal, discutir o seu âmbito, literatura, projectos e éticas.
Caracterização geral
Código
711021068
Créditos
6
Professor responsável
João Soeiro de Carvalho
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Blacking, J. (1973). How Musical is Man? Seattle: U. Washington Press.
Carvalho, J. S. (1995). A Nação Folclórica: projecção nacional, política cultural e etnicidade em Portugal, Trans online.
Castelo-Branco, S. (Ed.) 2010). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores.
Côrte-Real, M. S. J. (Ed) (2010). Música e Migração. Migrações 7. Lisboa: Observatório da Imigração.
Merriam, A. (1964). The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
Miller, K. (2007). Jacking the Dial: Radio, Race, and Place in Grand Theft Auto. Ethnomusicology 51 (3): 402-38.
Nettl, B. (1989). Mozart and the Ethnomusicological Study of W. Culture. Yearbook for Traditional Music, 21, 1-16.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnnomusicology: 31 Issues and Concepts. Urbana: U. Illinois Press.
Método de ensino
As aulas articulam abordagens práticas (40%) e teóricas (60%), em plano dinâmico ao longo do semestre. O tópico da aula é introduzido por um Momento Youtube, onde um vídeo musical, ou não, relacionado promove uma discussão de caracter prático. A apresentação docente do tema recorre a informação visual e auditiva virtual. A discussão crítica das leituras associadas a cada tópico conta com a participação, previamente atribuída, de alunos específicos. Os recursos das aulas estão na plataforma Moodle.
Método de avaliação
A avaliação resulta de dois testes escritos (50% + 50%). A assiduidade e a participação, com a apresentação de trabalho e discussão de leituras seleccionadas, modifica facultativamente a pontuação para testes (40% + 40%) e trabalhos (10% + 10%).
Conteúdo
A unidade de Introdução à Etnomusicologia desenvolve-se em torno de quatro grandes temas:
a) MÚSICA, CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANIDADES E CULTURA: 1. Domínio e definições; 2. Universais; 3. Organização humana e sonora;
b) HISTÓRIA DA ETNOMUSICOLOGIA: 1. O último quartel do século XIX, a Escola de Berlim e a Musicologia Comparada, Folclore na Europa e Música de índios na América; 2. A academia no pós-guerra, Bi-musicalidade vs. Antropologia da Música; 3. Mudança musical e Músicas Urbanas;
c) TENDÊNCIAS RECENTES DA ETNOMUSICOLOGIA: 1. Etnicidade, Identidade, Nacionalismo, Colonialismo e Pós-colonialismo; 2. Práticas Sócio-musicais, Indústrias Musicais e Música Popular; 3. Música Clássica, Migração, Músicas do Mundo e Globalização.
d) ETNOMUSICOLOGIA EM PORTUGAL, INSTITUIÇÕES, PUBLICAÇÕES E QUESTÕES ÉTICAS: 1. Música tradicional, Recolha e História Social; 2. Áreas de estudo, Literatura e Projectos; 3. Sociedades, Publicações e o Etnomusicólogo na sociedade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: