Estudos em Música Popular - 1. semestre
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivos gerais principais:
a) Familiarizar os alunos com os principais géneros, estilos e fenómenos musicais que fazem parte do que comummente conhecemos como música popular;
b) Proporcionar uma panorâmica das linhas de investigação, conceitos e metodologias utilizadas pelos Estudos em Música Popular;
c) Estimular o pensamento crítico e a capacidade de reflexão a partir do trabalho na aula de leituras e análises de objetos e artefactos da cultura popular contemporânea.
Caracterização geral
Código
711021078
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Alexandre Amendoeira Mendes, Ricardo Miguel Bernardes Andrade
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Bennett, A., Shank, B. &
Toynbee, J. (Eds.) (2006). The
Popular
Music
Studies
Reader.
New
York: Routledge.
Frith, S. (2004).
Popular
Music.
Critical
Concepts
in
Media
and
Cultural
Studies. New
York: Routledge.
Hesmondalgh, D. & Negus, K. (eds). (2002). Popular
Music
Studies.
London:
Arnold.
Moore, A. (Ed.) (2003). Analyzing
Popular
Music.
New
York:
Cambridge
University
Press.
Shuker, R. (2001).
Understanding
Popular
Music.
New
York:
Routledge.
Método de ensino
O método de ensino incluirá lições magistrais, discussões e projectos criativos e experimentais a realizar na aula. Os alunos deverão realizar um projecto final, bem como apresentar e orientar a discussão de um ou vários textos ao longo do curso.
Método de avaliação
A nota final da unidade curricular será o resultado da soma da avaliação de todas as atividades realizadas, nas seguintes proporções:
1) Prova final: 40%
2) Recensão crítica: 30%
3) Participação e desempenho nas atividades na aula: 30%
Conteúdo
1. Introdução. Música popular: definições e problemáticas;
2. Os \"Estudos em Música Popular\" hoje;
3. Indústria musical;
4. O negócio da música;
5. Covers e direitos do autor;
6. Música, tecnologia e mass media;
7. Forma e significado na música popular;
8. Música e raça;
9. Sexo, género e sexualidade na música popular;
10. Música e política;
11. Recepção / audiências;
12. Mediação e autenticidade;
13. Fama e estrelato.