Introdução à Psicologia e Pedagogia da Música

Objetivos

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Identificar problemáticas no âmbito da Psicologia da Música;
b) Identificar problemáticas no âmbito da Pedagogia Musical;
c) Relacionar práticas educativas com questões de investigação no âmbito da Psicologia da Música;
d) Demonstrar conhecimentos associados a capacidades analíticas e introspectivas relativamente a processos psicológicos de carácter musical;
e) Aplicar processos de metaprendizagem ao seu próprio desempenho como músico.

Caracterização geral

Código

711021085

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bluestine, E. (2000). The ways children learn music. Chicago: GIA Publications.
Deliège, I. & Sloboda, J. (Eds) (1996). Musical Begginings: Origins and Development of Musical Competence. Oxford: Oxford University Press.
Fonterrada, M. (2005). De tramas e fios - um ensaio sobre educação. São Paulo: UNESP.
Ilari, B. & Mateiro, T. (2010). Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX
Levitin, D. (2007). Uma Paixão Humana - O seu Cérebro e a Música. Lisboa: Ed. Bizâncio.
Malloch, S. & Trevarthen, C. (2008). Communicative musicality - exploring the basis for human companionship. Oxford: Oxford University Press.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. (2003). Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo das Letras.
Sacks, O. (2008). Musicofilia. Lisboa: Relógio D´Água.
Schafer, M. (1977). A afinação do Mundo. São Paulo: UNESP.
Sloboda, J. (2008). Mente musical: a psicologia cognitiva da música. Londrina: Edual.
Storr, A. (2007). La música y la mente. Barcelona: Paidós.

Método de ensino

É adoptada uma metodologia de envolvimento activo dos alunos baseada em mini-exposições orais seguidas de debates, tomando como ponto de partida a conjunção de leitura de textos e o visionamento de filmes. Alguns destes debates acontecerão em formato de aula aberta, contando-se com a presença de convidados.
A partir de situações práticas de escuta, interpretação e criação musical são adoptadas técnicas de dinâmica de grupo e efectuadas propostas de carácter introspectivo relacionadas com leituras e visionamento de filmes.

Método de avaliação

Avaliação:
1) Documento constituído por sínteses reflexivas relativas à participação nas aulas (70%);
2) Teste escrito de escolha múltipla (30%).

Conteúdo

1) O que é a Psicologia da Música. Definição de campos de trabalho. O que é a Pedagogia Musical. Definição de campos de trabalho.
2) Psicologia da Música e Pedagogia Musical: diálogo entre disciplinas:
2.1 Escuta, interpretação e criação musical: perspectivas psicológicas e perspectivas educativas.
2.2 O contributo de Edwin Gordon e a formulação da teoria de aprendizagem musical.
2.3 O desenvolvimento musical na infância e a arte para a infância.
2.4 Música e educação especial ; \"efeitos terapêuticos\" da música e musicoterapia.
3) Música na educação formal e não formal.
3.1 Música no sistema educativo português.
3.2 Música na(s) comunidade(s).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: