Análise das Músicas de Transmissão Oral - 1. semestre

Objectivos

a) Familiarizar os alunos com formas e modelos de música de tradição não erudita.
b) Promover um conhecimento alargado das práticas musicais de diferentes tradições do mundo.
c) Suscitar o interesse e tornar acessível o conhecimento de várias tipologias de análise musical.
d) Incentivar o interesse pela análise musical
e) Incentivar a articulação da análise musical com debates teóricos e de problematização no domínio da Musicologia e da Etnomusicologia

Caracterização geral

Código

711021086

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Roxo, Rui Pereira Jorge

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

KIPPEN, JAMES R. (2001). Hindustani Tala. In Alison A. (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music. South Asia - The Indian Subcontinent. New York: Garland Publishing.
RUCKERT, G.; WIDDESS, R. (2001). Hindustani Raga. In A. Arnold (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music. South Asia-The Indian Subcontinent. New York: Garland Publishing.
MARCUS, S. (2007). Music in Egypt: Experiencing Music, Expressing Culture. Oxford: Oxford University Press
RACY, A. J. (2003). Making Music in the Arab World: The Culture and Artistry of Tarab. Cambridge: Cambridge University Press.
EVANS, D. (2001). Blues. In Ellen K. (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music.The United States and Canada. New York:Garland Publishing.
MONSON, I. (2001) Jazz. In The Garland Encyclopedia of World Music.The United States and Canada. New York:Garland Publishing.
COVACH, J. (1997)Understanding Rock: Essays in Musical Analysis. Oxford:Oxford Univ.Press
CARDOSO, C. (2016) Teoria do Jazz. Lisboa: Chiado Ed.

Método de ensino

As aulas estruturam-se em torno da apresentação e discussão dos problemas e temas de reflexão acima apresentados, através da exposição por parte do docente, incluindo a escuta e análise de exemplos musicais. Está igualmente contemplada o recurso a materiais audiovisuais e a performance ao vivo na classe, com recurso a instrumentos musicais associados às práticas em análise.

Método de avaliação

Os elementos de avaliação constam de três parâmetros: o primeiro diz respeito à frequência e participação nas aulas (30%); o segundo parâmetro consta da realização de uma prova escrita (30%); e o terceiro na realização de um curto projecto de investigação baseado numa das temáticas das aulas ou numa proposta do aluno aprovada pelos professores (40%).

Conteúdo

1. Sistema rítmico da música do norte da Índia - Hindustani Taal
2. Sistema melódico da música do norte da Índia - Hindustani Raag
3. A música Árabe na teoria e na prática: uma introdução
4. Análise da organização melódica e rítmica. Maqam e iqa’
5. Maqam e iqa´ - Análise da organização formal e improvisação
6. Maqam e iqa´ - Prática performativa
7. Blues. Contexto e história
8. Blues. Escalas e Progressões harmónicas
9. Blues. Performance do blues
10. Jazz. Análise de standards
11. Performance de jazz standards
12. Surgimento do rock´n´roll e da música pop: respectivas inovações
13. Análise do formato canção: letra e música, estrutura verso/refrão e múltiplas variações
14. Papel da organologia na música pop/rock: amplificação, guitarra eléctrica, sintetizador, computador
15. Gravação e edição
16.Ferramentas de análise: partituras, cifra, registo de estúdio e registo ao vivo
17. Rock. Prática de análise musical: harmonia, melodia, estruturas, arranjos e orquestração

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: