Formação Musical 1 - 1. semestre
Objetivos
a) Adquirir e consolidar conhecimentos de teoria musical;
b) Desenvolver técnicas de aplicação dos conhecimentos na escrita musical;
c) Desenvolver técnicas básicas de aplicação dos conhecimentos ao teclado de piano;
d) Consolidar as prácticas de entoação musical dos elementos da teoria;
e) Desenvolver técnicas de reconhecimento auditivo de elementos teóricos nos exemplos da música erudita, músicas do mundo, vertentes não eruditas, rock e jazz.
Caracterização geral
Código
711021089
Créditos
3
Professor responsável
Svetlana Poliakova
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
. Theory of music.
ALEKSEEV, B., Teoria Musical, Moscovo, 1997.
BENNETT, Roy, Elementos Básicos da Música, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1990.
BOCHMANN, Chr., A linguagem harmonica do tonalismo, Lisboa, 2003.
BORBA, T., LOPES-GRAÇA, F., Dicionário de Música, 1956.
CARDOSO, C., Teoria do jazz, Lisboa, 2016.
MICHELS, Ulrich, Atlas de Música, 2 vols. Lisboa, 2003-2007.
TAYLOR, E., La teoria musical en la prática, grado 1, 2, London, 2002.
ZAMACOIS, Joaquín. (1997) Teoria de la música libro 1, libro 2, Barcelona, 1997.
II. Didactic support.
HUESSENSTAMM, George, The Norton manual of music, Norton Company, New York, London, 1987.
HARDER, P., STENKE, G., Basic matirials in music theory. Programmed course, 8th edition, Boston, London, Toronto, Sydney, Tokyo, Singapore, 1995.
FONTAINE, F., Éléments pratiques du rythme mesuré, v.I, Paris, 2004.
FRIDKIN, G., Chtenie s lista na urokax solfedgio (Leitura melódica a 1ª vista, material didáctico), Moscovo, 2008.
Método de ensino
As aulas consistem em 1. componente teórica que prevê a exposição por parte do docente de elementos programáticos do conteúdo da disciplina, e 2. componente práctica que inclui a realização de exercícios a) auditivos, b) escritos, c) entoados e cantados e d) executados ao piano. Os dois componentes integram cada aula, na proporção de 20% (componente teórica) e 80% (componente prática). Metodologias a aplicar pressupõem a diferenciação simultânea de níveis de dificuldade das tarefas propostas.
Método de avaliação
Avaliação é realizada através de quatro testes breves (25% x 4); os testes combinam elementos teóricos e auditivos.
Conteúdo
Teoria musical através da práctica auditiva, escrita, entoada e de aplicação ao teclado. 1.Introdução: teoria de música conceitualização, questões metodológicas e terminológicas. 2. Altura do som. a) Panorama de tipos de afinação na música profissional e tradicional nas diversas regiões do mundo. Tradição erudita ocidental: afinação temperada; tom e meio-tom; enarmonia. Teclado. Escala diatónica e cromática. Sistemas de solmização. b) Escrita: pentagrama, claves, sinais de alteração. 3. Metro e ritmo. a) Pulsação; tempos; compassos; introdução sintaxe musical. b) Notação do ritmo. 4. Tonalidade; maior e menor; escalas relativas; ciclo das quintas, armação de clave. 5. Intervalos melódicos e harmónicos, simples e compostos, diatónicos e cromáticos. Inversão de intervalo. 6. Acorde. Quatro tipos de tríades; inversões de tríades. Acordes de sétima e suas inversões. Notas ornamentais. 7. Funções harmónicas; cadências; sequência. Modulação. 8. Introdução à forma musical