Técnicas de Composição 1 - 2. semestre

Objetivos

a) Desenvolver competências técnicas e capacidade de realização prática no âmbito das Técnicas fundamentais de Composição Musical.
b) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos fundamentais no âmbito da harmonia e do contraponto tonais.
c) Conhecer as regras fundamentais da harmonia e do contraponto tonais assim como o seu uso através da história.
d) Desenvolver competências básicas de aplicação das regras da tonalidade a géneros musicais diversos e de épocas distintas
e) Conhecer as técnicas de composição especificas implicadas nas principais formas musicais dos períodos e géneros abordados, assim como os rudimentos da instrumentação.

Caracterização geral

Código

711021091

Créditos

3

Professor responsável

Ernesto Donoso Collado, Isabel Pires

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Schoenberg, A. (1999) Structural Functions of Harmony (Revised Edition). NY: Norton.
Nettles, B.; Graf, R. (1997) The Chord Scale Theory & Jazz Harmony. Advance Music.
Tymoczko, D. (2011) A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford. Oxford University Press.
Damschroder, D. (2008) Thinking About Harmony: Historical Perspectives on Analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
Agmon, E. (2013) The Languages of Western Tonality. NY: Springer.
Bent, M. (2002) Counterpoint, Composition, and Musica Ficta. NY: Routledge.
Bochmann, Ch. (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Rings, S. (2011) Tonality and Transformation. Oxford. Oxford University Press.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com realização regular de exercícios de aplicação das matérias dadas, a ser realizados fora da sala de aula.

Método de avaliação

Realização regular e com sucesso de exercícios práticos (60%). Duas provas escritas (40%). Dado o carácter prático das aulas, é obrigatória a presença do aluno em 80% de aulas.

Conteúdo

1. Estudar os conceitos de harmonia, contraponto, homofonia, polifonia, tonalidade .
2. Análise de exemplos e realização de exercícios práticos, estudar as técnicas de composição e principais formas dos géneros e épocas tratados durante o semestre.
3. Tonalidade — estudo e prática:
a) Hierarquia funcional; encadeamentos e ritmo harmónico;
b) Tipos de compasso e ritmo;
c) Ornamentos e cromatismos;
d) Cadências;
e) Modulações.
4. Realização de exercícios de harmonia a quatro vozes.
5. Contraponto tonal — estudo e prática:
a) Noções de contraponto imitativo directo, contrário e invertido;
b) O Canon
6. Realização de exercícios de contraponto tonal.
7. Realização de exercícios de estilo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: