Cultura Portuguesa Medieval

Objectivos

1. Promover a aquisição de instrumentos teóricos adequados ao conhecimento abrangente do contexto histórico, social e cultural da medievalidade ocidental;
2. Fomentar a aquisição de saberes fundamentais no domínio específico da cultura portuguesa medieval;
3. Motivar a participação activa do aluno na abordagem da matéria proposta e na identificação do conteúdo dos textos analisados;
4. Desenvolver uma reflexão sobre o modo de organização das classes sociais, a sua formação cultural e as formas de poder.
5. Desenvolver as capacidades de leitura e interpretação de textos redigidos em Galaico-Português e em Português arcaico.
6. Promover uma análise contextualizada do sentido ético e da função estética da cultura medieval, com vista à investigação de formulações criativas sobre as matérias em estudo.

Caracterização geral

Código

711091007

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

MARQUES, António H. Oliveira, A sociedade medieval portuguesa. Aspectos da vida quotidiana, 5ª. ed., Lisboa, Sá da Costa, 1987.
MARTINS, Mário, Estudos de cultura medieval, vols. I-III, Lisboa, Verbo, 1969-1983.
MATTOSO, José, Naquele Tempo. Ensaios de História Medieval, Lisboa, Círculo de Leitores, 2009.
MATTOSO, José, Religião e cultura na Idade Média portuguesa, Lisboa, IN-CM, 1982.
PEREIRA, Isaías da Rosa, “Escolas e livros na Idade Média em Portugal”, in AAVV, Universidade(s): História, memória, perspectivas (Actas do Congresso História da Universidade), Coimbra, Universidade, 1991, vol. 1, pp. 55-69.
SARAIVA, António José, A cultura em Portugal – Teoria e História, 2 vols., Venda Nova-Amadora, Bertrand, 1982-1984.
SARAIVA, António José, O crepúsculo da Idade Média em Portugal, 5ª. ed., Lisboa, Gradiva, 1998 (1ª. ed.: 1988).
SARAIVA, António José, História da cultura em Portugal, vol. I, Lisboa, Jornal do Foro, 1950.

Método de ensino

Ao longo do semestre, pretende-se desenvolver as competências e as práticas de pesquisa dos alunos em torno da cultura portuguesa medieval. Para isso, os estudantes são motivados a participar, tanto nas aulas teóricas, durante a explanação dos diversos pontos do programa, como também nas aulas práticas, durante a leitura intensiva e interpretação de textos coevos. Sempre que for necessário, há lugar à utilização de recursos em suporte áudio e visual, como complementos auxiliares à compreensão da matéria abordada, estando inclusive prevista uma visita de estudo a uma igreja com características do estilo gótico.

Método de avaliação

O método de avaliação consiste na realização de um teste de frequência (60%) e na elaboração de um trabalho escrito ou uma apresentação oral (40%). A avaliação dos alunos tem como propósito aferir a eficácia das metodologias de ensino aplicadas ao longo do semestre, e verificar ainda até que ponto foram devidamente desenvolvidas as suas competências.

Conteúdo

1 – Contexto social
2 – A fé e o exemplum
3 – A arte gótica
4 – O Estudo Geral
5 – A ordem social e a condição feminina
6 – A cronística de Avis

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: