Introdução aos Estudos Literários - 2. semestre

Objectivos

Os estudantes deverão desenvolver competências de leitura e compreensão de textos teóricos e literários, familiarizando-se com diferentes conceitos e modos de interpretação. Paralelamente, irão aprofundar os seus conhecimentos de textos fundamentais da tradição ocidental, confrontando obras da Antiguidade Clássica e da Modernidade. Este confronto visa a aquisição de instrumentos de análise literária que excedem fronteiras de espaço, tempo, língua ou género.

Caracterização geral

Código

711091111

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Sepúlveda

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Aristóteles. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Pref. Maria Helena da Rocha Pereira. 4.ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
Eagleton, Terry. Introduction: What is literature?. In Literary theory: an introduction. Second Edition. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996. 1-14.
Kafka, Franz. Os Filhos – três histórias. Trad. Álvaro Gonçalves. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
Platão. A República. Int., trad. e notas Maria Helena da Rocha Pereira. 6.ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. 86-136, 451-477.
Sokel, Walter H. Beyond Self-Assertion: A Life of Reading Kafka. In A Companion to the Works of Franz Kafka. Edited by James Rolleston. Rochester & Suffolk: Camden House, 2002. 33-59.

Método de ensino

O ensino tem por base a exposição de conteúdos e a discussão em aula dos textos que os estudantes devem ler e preparar para cada sessão.

Método de avaliação

A preparação dos textos e a participação na discussão constitui um aspeto relevante na avaliação, incluindo um pequeno exercício escrito em aula (20%). Serão realizados dois testes escritos, um a meio do semestre e outro no fim (cada teste 40% da nota final).

Conteúdo

A discussão de conceitos teóricos e modos de interpretação do texto literário acompanhará leituras de excertos de duas obras fundadoras da noção ocidental de literatura, A República de Platão e a Poética de Aristóteles. Estas obras serão confrontadas com posições teóricas e textos literários modernos, a partir de exemplos analisados em aula. Diferentes modalidades de leitura serão objeto de reflexão a partir de interpretações de poesia moderna e dos contos de Kafka A Sentença e A Transformação (A Metamorfose).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: