Literaturas Africanas - 1. semestre

Objectivos

a) Desenvolver o conhecimento de aspectos literários e epistemológicos respeitantes às sociedades pós-coloniais.
b) Reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações.
c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.

Caracterização geral

Código

711091117

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Martinho

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Alguns textos de referência, sem inclusão das obras em análise a cada semestre
FERREIRA, Manuel, (compil.), 50 Poetas Africanos: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Lisboa, Plátano, [D. L. 1989].
__, 50 Poetas Africanos, Lisboa, Plátano, 1989.
LEITE, Ana Mafalda, Literaturas Africanas e Formulações Pós-coloniais, Lisboa, Colibri, 2003.
MARTINHO, Ana Maria, The Protean Web: Literature and Ethnography in Lusophone Africa, Lisboa, Colibir, 2011.
PORTUGAL, Francisco Salinas, Entre Próspero e Caliban: literaturas de língua portuguesa,
Santiago de Compostela, Laiovento, 1999.
TENREIRO, Francisco et ANDRADE, Mário Pinto de (Manuel Ferreira pref.), Poesia Negra de Expressão Portuguesa, Linda-a-Velha, África Editora, 1982.
TRIGO, Salvato, Ensaios de Literatura Comparada Afro-Luso-Brasileira, Lisboa, Vega, [D. L.
1986].
VENÂNCIO, José Carlos, Literatura e Poder na África Lusófona, 1.ª ed. Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa

Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo por parte da docente;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um teste individual e de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.
Teste: 35%
Trabalho escrito: 35%
Participações em aula: 15%
Assiduidade: 15%

Conteúdo

A - Introdução
Dados estatísticos sobre Educação, Cultura, Conflitos e Migrações.
Literatura e Sociedade.
B - A Literatura Africana Lusófona no Contexto Africano Global
Abordagem comparada com autores do Magreb e da África Subsaariana.
Tendências e temas contemporâneos.
C - História da Literatura Africana Lusófona
Os autores e textos canónicos dos séculos XIX, XX e XXI.
As dinâmicas de mudança (movimentos geracionais, novas textualidades).
D - As Literaturas de Transmissão Oral
Géneros e subgéneros.
Antropologia, Etnografia e Literatura.
E - A Ficção Curta
Géneros e subgéneros (contos, novelas, lendas, fábulas).
Temas dominantes e questões estilísticas.
F - O Romance
Géneros e subgéneros (textos históricos, policiais, etnográficos, de personagem).
Temas dominantes e diferenciação estilística.
G - A Lírica
Textos e Autores (poesia e resistência; poesia e cultura).
Tendências contemporâneas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: