Problemas Críticos da Literatura Brasileira - 1. semestre

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento da literatura brasileira;
b) Dominar os problemas centrais do desenvolvimento e da actualidade da literatura brasileira, através da revisão dos principais debates em momentos decisivos e da leitura das obras que lhe estão ligadas;
c) Adquirir conhecimento sobre a contribuição brasileiras para a literatura universal, aprofundando o estudo de alguns autores fundamentais para essa contribuição;
d) Adquirir conhecimento sobre os problemas da literatura mundial, as relações entre países e literatura, o problema da especificidade nacional das literaturas e a historicidade da noção de literatura;
e) Aprofundar o conhecimento da teoria literária, a experiência da leitura literária e o domínio das técnicas de análise literária.

Caracterização geral

Código

711091126

Créditos

6

Professor responsável

Abel Barros Baptista, Clara Maria Abreu Rowland

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Mário de Andrade, «O Movimento Modernista» (1942), Aspectos da literatura brasileira, 5.ª ed., São Paulo, Livraria Martins, 1974.
Abel Barros Baptista e Osvaldo Manuel Silvestre, «Conversa interessantíssima», apresentação de Seria uma rima, não seria uma solução. Antologia da poesia modernista brasileira (1922-1930), Lisboa, Cotovia, 2005.
Abel Barros Baptista, \"Definição do modernismo brasileiro\", in De espéice complicada. Ensaios de critica literária. Coimbra: Angelus Novus, 2010.
Mário da Silva Brito, História do Modernismo Brasileiro. Antecedentes da Semana de Arte Moderna, 6.ª ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1997.
João Luiz Lafetá, 1930: a crítica e o modernismo, 2.ª ed., São Paulo, Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2000.
Arnaldo Saraiva, Modernismo brasileiro e modernismo português. Subsídios para o seu estudo e para a história das suas relações, Campinas, Unicamp, 2004.

Método de ensino

Aulas expositivas com discussão integrada.

Método de avaliação

A avaliação será feita a partir da média ponderada de três elementos obrigatórios: dois exercícios escritos (35% cada) e um trabalho relacionado com as linhas gerais do programa (30%).

Conteúdo

O programa propõe a leitura de um conjunto de obras tardias de autores fundamentais da Literatura Brasileira do século XX, permitindo uma discussão aprofundada, e desligada de alguns automatismos da historiografia literária, do conjunto da obra desses autores e das relações que estabelecem com diferentes tradições. Serão trabalhados, por esta ordem, os seguintes textos:

Carlos Drummond de Andrade, Claro Enigma
Machado de Assis, Memorial de Aires
João Guimarães Rosa, Tutaméia
Manuel Bandeira, Estrela da Tarde
João Cabral de Melo Neto, Agrestes
Murilo Mendes, A Idade do Serrote
Graciliano Ramos, Infância
Clarice Lispector, A Hora da Estrela

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: