Latim I - 1. semestre

Objectivos

Objetivos gerais:
Pretende-se que, no final deste semestre introdutório, os discentes tenham adquirido os conhecimentos fonéticos, morfológicos e sintácticos mínimos indispensáveis à análise e compreensão da estrutura básica desta língua matricial, sendo capazes de traduzir um texto simples.
Objetivos específicos:
a) Adquirir conhecimentos sobre a estrutura de língua latina que facultem a compreensão e, posteriormente, a leitura de enunciados simples, tais como máximas e provérbios. (45%)
b) Adquirir competência para dominar estruturas lexicais e morfo-sintácticas de base que permitam produzir frases simples. (20%)
c) Apreender regras de pronúncia em conexão com o estudo da fonética. (10%)
d) Estabelecer relações entre o Latim e as línguas românicas, em particular o Português, quer ao nível do léxico fundamental quer ao nível de algumas estruturas morfo-sintácticas. (20%)
e) Associar elementos da cultura romana ocorrentes nos trechos analisados a práticas culturais do Ocidente. (5%)

Caracterização geral

Código

711091144

Créditos

6

Professor responsável

Inês Ornellas Andrade Castro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Dicionários / Dictionaries
FERREIRA, A.G., Dicionário Latim-Português. Porto, Porto Editora.
GAFFIOT, F., Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 2008 (on-line).
LEWIS, C.T. SHORT, C., A new Latin Dictionary. Oxford University Press, 1958 (on-line) Gramáticas /Grammars
FARIA, Ernesto,Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1959. (on-line)
***
COLLART, J., Histoire de la langue latine. Col. “Que sais-je?”, Paris, P.U.F.,1970.
FARIA, Ernesto. Fonética histórica do latim. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1957. (Vide capítulo sobre pronúncia restaurada) [752 LGT]
MAROUZEAU, J. La prononciation du latin. Paris, Les Belles Lettres, 1980. [1595 LGT]
MEILLET, A. Esquisse d’une histoire de la langue latine. Paris, hachette, 1952. [1045 LL]
ROCHA PEREIRA, M. H. Estudos de história da cultura clássica. Cultura Romana (vol. II), Lisboa. F.C.G., 2002 (3ª ed.).
Sítios/Web sites
Perseus Digital Library

Método de ensino

As aulas têm uma natureza eminentemente teórico-prática. É utilizado o método de ensino direto, com abordagem progressiva.
As matérias de morfologia, sintaxe e fonética são apresentados pelo docente de modo gradual. Após cada sequência expositiva são realizados exercícios práticos em sala de aula. É dedicada 1 hora semanal orientada pelo docente a técnicas de tradução de textos — organizados em grau de dificuldade crescente — e ao bom uso do dicionário. As fichas realizadas em casa uma vez por semana (com entrega opcional para correção individual) assim como a interpelação durante as aulas ajudam o discente a verificar as dificuldades e permitem ao docente um feed-back contínuo, de modo a ajustar o ensino ao perfil da turma.

Método de avaliação

Regime de AVALIAÇÃO contínua sem exame (excepto alunos ao abrigo de algum regime especial). São tidos em conta a participação nas aulas, a qualidade dos trabalhos de casa e de fichas formativas (35%), os resultados de 2 frequências (55%) e a assiduidade (10%).

Conteúdo

1- Aspectos linguísticos
a) História da língua latina: matriz indo-europeia, Latim e línguas itálicas, a estrutura do Latim e a fixação dos casos.
b) Fonética: evolução do alfabeto latino; as diferentes pronúncias do Latim, elementos de prosódia latina. As quantidades vocálica e silábica; os fenómenos fonéticos básicos: apofonia, rotacismo, assimilação, dissimilação, crase e síncope.
c) Morfologia: noções de lexema, morfema, raiz, tema, característica e desinência; o género, o número e o caso; a flexão nominal substantiva; a flexão verbal: categorias de voz, modo, aspecto, tempo, pessoas; palavras invariáveis: preposições, advérbios, interjeições, conjunções coordenativas e conjunções subordinativas temporais e causais.
d) Sintaxe: a sintaxe dos casos, a ordem dos vocábulos na proposição, a frase latina simples: as proposições independentes e a parataxe.
2- Lexicologia: graus de alternância da raiz na formação de alguns vocábulos.
3- Análise e tradução de enunciados simples originais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: