Latim IV - 2. semestre

Objectivos

a) Desenvolver competência receptiva em língua latina que faculte a leitura e compreensão de textos latinos com algum grau de complexidade.

b) Apreender os mecanismos que permitem a versão do latim para o português com vista ao aperfeiçoamento da expressão na língua materna.

c) Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfossintácticas em enunciados simples.

d) Proceder ao confronto das estruturas morfossintácticas e lexicais do latim e das línguas românicas, em particular do português, de modo a apreender os principais mecanismos da evolução da língua mãe para as línguas dela derivadas.

e) Adquirir conhecimentos mínimos da cultura e literatura romanas que facultem a compreensão dos textos lidos.

f) Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental.

Caracterização geral

Código

711091147

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Rosário Laureano Santos

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

ERNOUT, A., THOMAS, F., Syntaxe Latine. Paris, Klincksieck, 1972.

FARIA, E., Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1959.

FERREIRA, A. G., Dicionário de Latim Português. Lisboa, Porto Editora, 2008.

GAFFIOT, F., Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 2008.

LEWIS, C.T., SHORT, C., Latin Dictionary. Oxford, Oxford University Press, 1963.

MICHEL, J., Grammaire de base du Latin. Paris, Klincksieck, 1967.

MONTEIL, P., Eléments de phonétique et de morphologie du latin. Paris, Nathan, 1974.

PARATORE, E., História da Literatura Latina. Lisboa, F.C.Gulbenkian, 1987.

WILLIAMS, E.B., Do latim ao português, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1991.

Sítios- web:

Perseus Digital Library

THEOI GREEK MYTHOLOGIE - Exploring Mythologie in Classical Literature & Art

Método de ensino

As aulas terão uma natureza eminentemente prática. Será utilizado o método directo, com abordagem progressiva.

Método de avaliação

A avaliação consistirá em duas provas escritas presenciais e a nota final será a média aritmética das duas, contando cada uma 45%. Os restantes 10% procedem da participação nas aulas.

Conteúdo

LÍNGUA:

1. Fonética histórica: a) consonantismo; b) rotacismo, assimilação; c) apócope e dissimilação (referência ocasional).

2. Morfologia histórica: a) flexão nominal: estudo de formas anómalas; b) os pronomes; c) o verbo: a oposição infectum / perfectum; as formas nominais.

3. Sintaxe: a) os modos nas orações independentes; b) a proposição complexa; as orações subordinadas.

4. Lexicologia: história e estrutura do léxico latino; b) formação de palavras: derivação.

TEMÁTICA:

a) O teatro romano: Plauto, O soldado fanfarrão.

b) Mos maiorum e valores romanos: Tito Lívio, Desde a Fundação da Cidade.


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: