Língua e Literatura Galega - 1. e 2. semestre

Objectivos

Conhecimentos:
- Conhecimentos de língua galega, nas quatro competências básicas: expressão escrita e expressão oral (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), compreensão escrita e compreensão oral (nível B2)
- Gramática do galego moderno.
- História da língua galega e a sua relação com a história da língua portuguesa.
- A realidade linguística, social e cultural da Galiza nos contextos ibérico e europeu.
- História e atualidade da literatura e da cultura galegas.

Aptidões e competências:
- Produção de mensagens orais e escritas nos âmbitos familiar, acadêmico e profissional.
- Compreensão de mensagens orais e escritas complexas de qualquer âmbito social.
- Capacidade para ler, situar historicamente e analisar criticamente textos literários contemporâneos.
- Capacidade para estudar práticas da cultura galega e as suas dimensões sociais e históricas.

Caracterização geral

Código

711091151

Créditos

6

Professor responsável

Gabriel André Iglésias (Xunta Galicia)

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Álvarez, Rosario, Xosé Luís Regueira e Henrique Monteagudo (1995) [1986]. Gramática Galega. Vigo: Galaxia.

Carballeira Anllo, Xosé María (coord.) (2004) [2002]. Dicionario Xerais da Lingua. Vigo: Xerais.

Carballo Calero, Ricardo (1979) [1963]. Historia da literatura galega contemporánea. Vigo: Galaxia.

Freixeiro Mato, Xosé Ramón (1998-2003). Gramática da lingua galega (4 vols.). Vigo: A Nosa Terra.

ILG e RAG (2003) [1982]. Normas ortográficas e morfolóxicas do idioma galego. Vigo: ILG e RAG.

Mariño Paz, Ramón (1988). Historia da lingua galega. Santiago de Compostela: Sotelo Blanco.

Tarrío Varela, Anxo (1998) [1994]. Literatura galega. Aportacións a unha historia crítica. Vigo: Xerais.

Vázquez Cuesta, Pilar (2002). O que um falante de Português deve saber acerca do Galego. Lisboa: Edições Colibri, Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa.

Vilavedra, Dolores (1999): Historia da literatura galega. Vigo: Galaxia.

Método de ensino

Os conteúdos gramaticais e históricos (sobre língua e literatura) são desenvolvidos mediante explicações teóricas, coordenadas com um enfoque prático para a aprendizagem da língua. É habitual o uso de materiais reais (textos, vídeos, audições) e a proposta de atividades práticas para a sua correta assimilação.

Os objetivos relacionados com a aprendizagem do galego são abordados mediante um enfoque comunicativo e prático, baseado no trabalho dos estudantes com materiais orais e escritos e na produção de materiais próprios.

A metodologia de ensino para a literatura e a cultura atuais privilegia o estudo de textos e outros produtos culturais, e o estímulo da reflexão crítica sobre os mesmos.

Método de avaliação

- Exame para a avaliação das competências linguísticas básicas (30%)
- Participação nas aulas e realização de exercícios propostos (30%)
- Recensão crítica de um livro da literatura galega atual (15%)
- Trabalho monográfico sobre um tópico da cultura galega (25%)

Conteúdo

1. As ideias de língua, literatura e cultura no caso galego.
1.1. Situação sociolinguística.
1.2. Modelos de planificação linguística e cultural.
1.3. Critérios para a definição da literatura e a cultura galegas.

2. História da língua e elaboração do galego moderno.
2.1. O galego no contexto ibérico e românico.
2.2. A relação histórica do galego e o português.
2.3. O debate ortográfico: História e atualidade.
2.4. Elaboração e desenvolvimento do galego moderno.
2.4.1. Normas ortográficas e morfológicas.
2.4.2. Analogias e diferenças com o português. Léxico e semântica.

3. História da literatura galega e emergência da cultura galega atual.
3.1. Cronologia histórica da literatura galega. Periodização e cânone.
3.2. Trajetória literária de Rosalia de Castro.
3.2. Trajetória artística e intelectual de Castelao.
3.3. Trajetória literária de X.L. Méndez Ferrín.
3.4. Cultura contemporânea: música, cinema, teatro, artes plásticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: