Introdução à Literatura Tradicional

Objectivos

a) Reflectir criticamente sobre os conceitos de tradição e de literatura tradicional;
b)Perspectivar a diversidade e especifidade dos géneros tradicionais, poéticos e narrativos;
c) Analisar criticamente textos de novelística, do cancioneiro e do romanceiro tradicionais, à luz da história, da forma e temática dos géneros.

Caracterização geral

Código

711091153

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BELTRÁN, Vicenç (2004), \"Poesía tradicional / poesía popular\" in Pedro M. Piñero Ramírez et al. (ed.), De la canción de amor medieval a las soleares. Profesor Manuel Alvar in memoriam : Actas del III Congreso Internacional Lyra Mínima Oral, celebrado en Sevilla, del 26 al 28 de noviembre de 2001, Sevilla, Fundación Machado y Universidad de Sevilla, pp.65-74.
COSTA, José Ricardo Marques da (2004), O Livro dos Provérbios Portugueses, 2ª. ed. revista e ampliada, Lisboa, Presença.
VASCONCELOS, José Leite de (1958-1960), Romanceiro Português, Coimbra, Universidade de Coimbra.
_____________ (1963), Contos populares e lendas, Coimbra, Universidade de Coimbra.
_____________ (1997), Cancioneiro Popular Português, coord. e introd. de Maria Arminda Zaluar Nunes, Coimbra, Universidade de Coimbra.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático, devendo os alunos participar activamente, contribuindo com a apresentação de pequenos trabalhos, seguida sempre de discussão. O professor procederá, no final de cada apresentação, à exposição das conclusões. Em outros momentos expositivos, introduzirá os diversos itens e fará uma sistematização periódica dos conhecimentos adquiridos.

Método de avaliação

A avaliação terá em especial consideração as apresentações dos breves trabalhos feitas ao longo das aulas, assim como a participação dos alunos nas discussões (20%). Realizar-se-ão dois testes escritos presenciais, com consulta, correspondendo cada um a 40%.

Conteúdo

1. Os conceitos de tradição e de literatura tradicional: questões de terminologia
2. O género narrtivo: os contos
3. Os géneros lírico e épico-lírico: o cancioneiro e o romanceiro
4. O género paremiológico: os provérbios

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: