Práticas Textuais - 1. semestre

Objectivos

Constitui objetivo desta unidade curricular exercitar a especificidade das tarefas de leitura e de produção de textos, em contexto académico e científico, com vista a desempenhos eficazes. Pretende-se assim que, no final da unidade curricular, os alunos sejam capazes de:
a) reconhecer a especificidade das práticas textuais em função do tipo de atividade em que se inserem;
b) usar recursos metacognitivos susceptíveis de facilitarem as tarefas de leitura e de produção textual;
c) manipular mecanismos linguísticos responsáveis pela organização textual e pela marcação das responsabilidades enunciativas;
d) distinguir as atividades de paráfrase, resumo e comentário;
e) integrar adequadamente as atividades de paráfrase, resumo e comentário em textos de géneros diferentes;
f) dominar, em termos de reconhecimento e de produção, regularidades relativas a diferentes géneros da atividade académica.

Caracterização geral

Código

711131045

Créditos

6

Professor responsável

Maria Antónia Coutinho, Matilde Gonçalves

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Alves, Marisa, 2005. Géneros escolares e construção do saber: o caso dos apontamentos. In Actas do 6º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Publicação em CD-Rom.
Bazerman, Charles, 2013. A rhetoric of literate action (vol 1). Fort Collins: The WAC Clearinghouse.
Coutinho, Maria Antónia, 2011. Macroestruturas e microestruturas textuais. In Português, língua e ensino, ed. Duarte, I. & O. Figueiredo, 189 - 220. ISBN: 978-989-8265-72-2. Porto: Porto Editorial.
Coutinho, Maria Antónia, 2004. A ordem do expor em géneros académicos do português europeu contemporâneo. Calidoscópio 2 (2), 9-15.
Fonseca, Fernanda Irene (org.), 1994. Pedagogia da escrita. Perspectivas. Porto: Porto Editora.
Maingueneau, Dominique (2002). Analysis of an academic genre. Discourse Studies vol 4 (3), 319-342.

Método de ensino

Preveem-se aulas teóricas e práticas, a incluírem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos alunos individualmente e em grupo.

Método de avaliação

Métodos de avaliação: exposição oral (20%); relatório de leitura (25%); teste escrito presencial (40%); trabalho autónomo (15%).

Conteúdo

1. Relação entre atividades, textos e géneros de texto. O caso específico da atividade académica e científica: estatuto socio-subjetivo dos interlocutores e finalidades de comunicação.
2. Estratégias de leitura. Relação entre estratégia(s) de leitura, situação de produção e género de texto.
3. Identificação e descrição de mecanismos linguísticos responsáveis pela organização textual e pela marcação de responsabilidades enunciativas em diferentes géneros.
4. As atividades de paráfrase, resumo e comentário: relações intertextuais e metatextuais; posicionamentos enunciativos. Estatuto de paráfrases, resumos e comentários: textos e elementos de composição dos textos.
5. Regularidades de diferentes géneros, orais e escritos, característicos da atividade académica e científica (fichas de leitura, resumos, relatórios, recensões, ensaios curtos, exposições orais).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: