Metodologia do Trabalho Filosófico - 1. semestre

Objectivos

a) Interrogar a especificidade da análise de textos filosóficos.
b) Identificar diferentes modelos do trabalho filosófico.
c) Exercitar competências hermenêuticas, heurísticas e expressivas.
d) Introduzir os alunos à história da filosofia como historia dos conceitos.


Caracterização geral

Código

711031047

Créditos

6

Professor responsável

Fabrizio Macagno, Giovanni Damele

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Platão, “República”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2001
Hans Kelsen, “A Justiça e o Direito Natural”, Almedina, Coimbra, 2009
Chaim Perelman, “The Idea of Justice and the Problem of Argument”, The Humanities Press, New York, 1963

Outro material bibliográfico complementar será disponibilizado durante o curso, quando possível em versão portuguesa.


Método de ensino

A uma parte de exposição de conteúdos, baseada sobre um texto clássico fundamental, segue-se uma parte de análise e comentários de textos, de acompanhamento de trabalhos individuais de grupo e de discussão de temas. Esta segunda parte será baseada sobre uma “bibliografia secundária” que constituirá a base da escolha dos temas em discussão e dos trabalhos individuais e de grupo

Método de avaliação

A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).

Conteúdo

O conceito de “justiça”
A partir do 1° livro da “República” de Platão, o curso introduz o conceito de “justiça”. A análise do texto filosófico, o estudo do conceito filosófico e das suas interpretações contemporâneas (Hans Kelsen, Chaim Perelman) serão utilizados como instrumentos para introduzir o aluno ao trabalho filosófico, isto è às metodologias de a) leitura, b) escrita, c) argumentação, d) estudo de diferentes abordagens filosóficas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: