Ética - 2. semestre

Objectivos

No final do curso os alunos deverão dominar os principais conceitos que são utilizados nas discussões sobre ética no contexto contemporâneo. Deverão ser capazes de argumentar a favor ou contra posições dominates em ética no que respeita à solução de problemas fulcrais da actualidade

Caracterização geral

Código

711031052

Créditos

6

Professor responsável

Susana Cadilha

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

• Aristóteles (384-322 a. C.), Ética a Nicómaco, trad. António Caeiro, Lisboa: Quetzal, 2004
• The Nichomachean Ethics, trad. David Ross, Oxford: Oxford University Press, 1980.
• David Hume, A Treatise of Human Nature (1739) London: Penguin Books, 1969.
• David Hume, Tratado da Natureza Humana, trad. Maria B. Nizza da Silva, J. Paulo Monteiro, Lisboa: Gulbenkian, 1999
•
• I. Kant, Groundwork of the Metaphysics of Morals – A German-English Edition (1785), trad. Mary Gregor and Jens Tinmermann, Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
• I. Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Lisboa: Ed. 70, trad. Paulo Quintela, 2011
• John Stuart Mill (1859), On Liberty, London: Penguin Books, 1974



Método de ensino

As aulas são baseadas na análise e discussão de alguns textos de autores fundamentais em ética clássica,, assim como em autores contemporâneos.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base no nível de participação dos alunos e num exame escrito final.

Conteúdo

O programa da disciplina tem quatro eixos fundamentais: 1. esclarecimento da autonomia da investigação e dos problemas da ética face a outras disciplinas e diferentes ramos da filosofia, 2. aprofundamento do problema da divisão no pensamento ético da modernidade entre programas naturalistas, utilitaristas e deontológicos e u 3. identificação e renovação contemporâneas da problemática ética, 4. apresentação de alguns conceitos da discussão meta-ética contemporânea. Serão utilizados alguns textos de referência da história do pensamento ético, assim como textos de autores recentes mais relevantes. Os textos mencionados, fazem parte das referências bibliográficas deste curso..

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: