Filosofia da Natureza - 2. semestre
Objetivos
a) Situar a Filosofia da Natureza no quadro geral dos saberes filosóficos;
b) Identificar e enunciar com rigor as principais questões abordadas pela Filosofia da Natureza;
c) Conhecer directamente alguns dos textos mais relevantes da tradição filosófica no âmbito da Filosofia da Natureza;
d) Aprofundar as noções de natureza e de natural e situar estes conceitos no quadro dos conceitos com que mantêm relações de complementaridade ou de oposição;
e) Aprofundar questões relevantes da Filosofia da Natureza.
Caracterização geral
Código
711031065
Créditos
6
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
ARISTOTLE, Physics. With an English translation by P. Wickstead and Francis Cornford. 2 vols. Massachusetts, Harvard University Press, 1957-1960. Aristote. Physique. Texte établi et trad. par Henri Charteron. 2 vols. Paris, Les Belles Lettres, 1963-1969.
R. BOYLE, A Free Enquiry into de Vulgarly Received Notion of Nature, in The Works of Robert Boyle. Edited by Michael Hunter and Edward B. Davis, vol. 10. London, Pickering & Chatto, 2000.
G. W. LEIBNIZ, Système nouveau de la nature et de la communication des substances aussi bien que de lunion quil y a entre lame et le corps, in Die philosophishen Schriften. Hrsg. Von K. I. Gerhardt, vol. 4. Berlin, 1880. Reimpr. Hildesheim-New York, Georg Olms Verlag, l978.
B. A LUSTIG, B. A. BRODY, G. P. McKENNY (eds.), Altering Nature. Volume One: Concepts of Nature and The Natural in Biotechnology Debates, Dordrecht, Springer Netherlands, 2008.
VOLTAIRE, Questions sur lEncyclopédie, par des amateurs (VII) in Les Oeuvres Philosophiques de Voltaire, vol. 42B, Oxford, Voltaire Fondation, 2012
Método de ensino
O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Duas provas escritas, uma a meio do semestre (30%) e outra no final (60%). Participação oral nas aulas (10%).
Conteúdo
O adjetivo natural qualifica múltiplas dimensões da experiência humana: falamos de seres naturais, de processos naturais, de leis naturais, de fenómenos naturais, de aptidões naturais, de poderes naturais, etc. Mas o que se quer exatamente dizer quando se qualifica uma realidade, um processo, etc. como natural? De que falamos quando falamos de natureza ou de natural?
De outra perspetiva, a adjetivação de certas realidades como sendo naturais pressupõe ou veicula uma delimitação negativa do não-natural: justamente porque nem tudo é natural, algo pode (ou não) ser pertinentemente qualificado como tal; por isso falamos de artefactos, de mundos virtuais, de manipulação da natureza, etc.
O curso focará os conceitos de natureza e de natural, as múltiplas formas de os entender e de entender o par natural/não natural.
Prestar-se-á atenção tanto a textos de autores clássicos da Filosofia como a algumas discussões contemporâneas sobre o tema.